O PIBID entre 2007 e 2018

A formação de professores como terreno de disputa

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6038

Palavras-chave:

Formação de Professores, PIBID, Pedagogia, Ciclo de Políticas, Políticas Públicas de Formação Docente

Resumo

RESUMO: Este artigo trata-se do relato de uma pesquisa que se propôs a analisar a trajetória do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) entre 2007 e 2018. A questão central do estudo é: como interpretam a trajetória do PIBID aqueles que atuaram nele nos contextos de influência, produção de texto e prática? Metodologicamente utilizou-se análise documental, entrevistas e questionários. Destacam-se como referenciais teóricos Zeichner na formação de professores e Ball nas políticas públicas educacionais. Os resultados indicam que, ao longo de sua trajetória, o PIBID encarnou as disputas em torno dos sentidos de docência e de formação entre progressistas e liberais. Analisou-se essas mudanças em dois blocos: “primeira fase do PIBID” (2007-2013) e “segunda fase do PIBID” (2014-2018). A primeira fase pautava-se em uma formação profissional; na promoção da “relação teoria e prática”; e na parceria universidade-escola básica. A segunda fase organizou-se a partir da necessidade de baixo custo; da consolidação de reformas e programas escolares; e na promoção de novas funções para universidade e escola através do gerencialismo e da performatividade. Conclui-se que as mudanças pelas quais o programa passou ao longo de sua trajetória desconfiguram radicalmente sua essência e põem em risco sua continuidade.

Biografia do Autor

Talita da Silva Campelo, Prefeitura de Duque de Caxias (RJ)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2012), especialização em Orientação Educacional e Pedagógica pela Universidade Candido Mendes (2013). É Mestre (2016) e Doutora em Educação (2019) pela UFRJ. É integrante do Geped desde 2013 (Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores), grupo vinculado ao Leped (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores). Atua como professora nas séries iniciais e na educação infantil desde 2007 na rede pública do município de Duque de Caxias

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Publicado

06-11-2023

Como Citar

Campelo, T. da S. (2023). O PIBID entre 2007 e 2018: A formação de professores como terreno de disputa. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 14(40), 284–303. https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6038