Pais de alunos e educadores: uma parceria que pode dar certo

Visualizações: 566

Autores

  • Rosa Maria Alves da Silva
  • Maria Ângela Somaio Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v1i3.626

Resumo

A presente investigação objetiva analisar as dificuldades apresentadas no processo de docência junto a alunos do curso de graduação em Pedagogia, oportunizando uma maior articulação teoria x prática. Após depoimentos dos docentes, observou-se que a situação das famílias contemporâneas já não é mais a mesma de antigamente, o que acarreta algumas dificuldades no ensino/aprendizagem. Assim, resolveu-se ouvir pais de crianças do ensino infantil e fundamental em três cidades da região de Araçatuba, visando a levantar dados que pudessem indiciar um conhecimento melhor do que pensam os pais sobre a situação, para se proceder a análise das causas de um possível distanciamento da vida escolar de seus filhos. Seguindo um roteiro pré-determinado de entrevistas, foi possível entender as condições sociais em que se encontram as famílias e obter dos pais opiniões sobre a escola, bem como de sua atuação e participação no processo ensino/aprendizagem. Dentre os resultados obtidos, o mais surpreendente foi o fato de que os pais têm um olhar favorável em relação à escola. Após análise dos dados coletados, atentou-se para novas formas de organização da estrutura familiar, assim como as limitações das escolas e dos profissionais que nela atuam para atender esse novo modelo de família.

Palavras-chave: Educação. Escola. Família. Parceria

Downloads

Publicado

17-12-2010

Como Citar

Silva, R. M. A. da, & Somaio Teixeira, M. Ângela. (2010). Pais de alunos e educadores: uma parceria que pode dar certo. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 1(3), 103–110. https://doi.org/10.26514/inter.v1i3.626