Pais de alunos e educadores: uma parceria que pode dar certo
Visualizações: 584DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v1i3.626Resumen
A presente investigação objetiva analisar as dificuldades apresentadas no processo de docência junto a alunos do curso de graduação em Pedagogia, oportunizando uma maior articulação teoria x prática. Após depoimentos dos docentes, observou-se que a situação das famílias contemporâneas já não é mais a mesma de antigamente, o que acarreta algumas dificuldades no ensino/aprendizagem. Assim, resolveu-se ouvir pais de crianças do ensino infantil e fundamental em três cidades da região de Araçatuba, visando a levantar dados que pudessem indiciar um conhecimento melhor do que pensam os pais sobre a situação, para se proceder a análise das causas de um possível distanciamento da vida escolar de seus filhos. Seguindo um roteiro pré-determinado de entrevistas, foi possível entender as condições sociais em que se encontram as famílias e obter dos pais opiniões sobre a escola, bem como de sua atuação e participação no processo ensino/aprendizagem. Dentre os resultados obtidos, o mais surpreendente foi o fato de que os pais têm um olhar favorável em relação à escola. Após análise dos dados coletados, atentou-se para novas formas de organização da estrutura familiar, assim como as limitações das escolas e dos profissionais que nela atuam para atender esse novo modelo de família.
Palavras-chave: Educação. Escola. Família. Parceria
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.