Entrevista - licenciaturas e a formação para a docência na educação básica: desafios, tensões e paradoxos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.6429

Palavras-chave:

Formação Docente. Licenciaturas. Docência. Educação Básica.

Resumo

Nesta entrevista especial para este dossiê apresentamos uma leitura crítica sobre os desafios, tensões e paradoxos que perpassam os cursos de licenciatura e a formação para a docência na Educação Básica. Por isso, face aos desafios que já enfrentamos, estamos, e, ainda, iremos continuar a enfrentar, nessa entrevista problematizamos os diferentes desafios, movimentos, discursos e práticas que buscam, de reiteradas formas, apequenar os cursos de licenciatura, ou, quem sabe, até inviabilizar, uma formação nesses cursos para a docência na Educação Básica e, fundamentalmente, crítica e comprometida com a transformação social e política. Enfatizamos ainda que temos acompanhado, muitas vezes, uma baixa procura dos estudantes pelos cursos de licenciatura e, por consequência, certa desvalorização desses cursos pela sociedade, de modo geral. Assim como o aligeiramento da formação para a docência, a concentração, muitas vezes, dessa formação sob a tutela de instituições que, nem sempre, estão do lado da qualidade da formação docente. E, ainda, estamos vivenciando disputas em torno da definição de uma Base Nacional Comum para a Formação de Professores da Educação Básica. É comum, também, percebemos as condições desfavoráveis a que são submetidos milhares de estudantes das licenciaturas, no tocante às condições para permanência e êxito no processo de profissionalização docente.

Biografia do Autor

Helena Costa Lopes de Freitas, Universidade Estadual de Campinas

Professora aposentada da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Osmar Hélio Alves Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/Campus IV - Litoral Norte. Coordenador do Grupo de Pesquisa: LACONEX@O/UFPB - Laboratório de práticas, estudos e pesquisas em formação de professores - Universidade e Escolas de Educação Básica (http://www.ccae.ufpb.br/laconexao).

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas (DCH) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Doutor em Educação. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO/UERN/UFERSA/IFRN).

Downloads

Publicado

2021-06-18

Como Citar

Freitas, H. C. L. de, Araújo, O. H. A., & Medeiros, E. A. de. (2021). Entrevista - licenciaturas e a formação para a docência na educação básica: desafios, tensões e paradoxos. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(34), 1045–1061. https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.6429