Entrevista - licenciaturas e a formação para a docência na educação básica: desafios, tensões e paradoxos
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https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.6429Palavras-chave:
Formação Docente. Licenciaturas. Docência. Educação Básica.Resumo
Nesta entrevista especial para este dossiê apresentamos uma leitura crítica sobre os desafios, tensões e paradoxos que perpassam os cursos de licenciatura e a formação para a docência na Educação Básica. Por isso, face aos desafios que já enfrentamos, estamos, e, ainda, iremos continuar a enfrentar, nessa entrevista problematizamos os diferentes desafios, movimentos, discursos e práticas que buscam, de reiteradas formas, apequenar os cursos de licenciatura, ou, quem sabe, até inviabilizar, uma formação nesses cursos para a docência na Educação Básica e, fundamentalmente, crítica e comprometida com a transformação social e política. Enfatizamos ainda que temos acompanhado, muitas vezes, uma baixa procura dos estudantes pelos cursos de licenciatura e, por consequência, certa desvalorização desses cursos pela sociedade, de modo geral. Assim como o aligeiramento da formação para a docência, a concentração, muitas vezes, dessa formação sob a tutela de instituições que, nem sempre, estão do lado da qualidade da formação docente. E, ainda, estamos vivenciando disputas em torno da definição de uma Base Nacional Comum para a Formação de Professores da Educação Básica. É comum, também, percebemos as condições desfavoráveis a que são submetidos milhares de estudantes das licenciaturas, no tocante às condições para permanência e êxito no processo de profissionalização docente.
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