Entrevista - licenciaturas e a formação para a docência na educação básica: desafios, tensões e paradoxos
Visualizações: 717DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.6429Palavras-chave:
Formação Docente. Licenciaturas. Docência. Educação Básica.Resumo
Nesta entrevista especial para este dossiê apresentamos uma leitura crítica sobre os desafios, tensões e paradoxos que perpassam os cursos de licenciatura e a formação para a docência na Educação Básica. Por isso, face aos desafios que já enfrentamos, estamos, e, ainda, iremos continuar a enfrentar, nessa entrevista problematizamos os diferentes desafios, movimentos, discursos e práticas que buscam, de reiteradas formas, apequenar os cursos de licenciatura, ou, quem sabe, até inviabilizar, uma formação nesses cursos para a docência na Educação Básica e, fundamentalmente, crítica e comprometida com a transformação social e política. Enfatizamos ainda que temos acompanhado, muitas vezes, uma baixa procura dos estudantes pelos cursos de licenciatura e, por consequência, certa desvalorização desses cursos pela sociedade, de modo geral. Assim como o aligeiramento da formação para a docência, a concentração, muitas vezes, dessa formação sob a tutela de instituições que, nem sempre, estão do lado da qualidade da formação docente. E, ainda, estamos vivenciando disputas em torno da definição de uma Base Nacional Comum para a Formação de Professores da Educação Básica. É comum, também, percebemos as condições desfavoráveis a que são submetidos milhares de estudantes das licenciaturas, no tocante às condições para permanência e êxito no processo de profissionalização docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.