A formação de professores e os saberes matemáticos no curso de Pedagogia da UFPel – 1978 a 2000
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https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6542Palavras-chave:
Matemática, Currículo, Formação de Professores para os anos iniciaisResumo
Este artigo objetiva responder à pergunta investigativa: Quais saberes matemáticos foram propostos no currículo do curso de Pedagogia da UFPEL de 1978 a 2000 para a formação do professor que ensina Matemática nos anos iniciais? Para a análise dos saberes matemáticos presentes na formação de professores, quais sejam, os saberes a ensinar, e os saberes para ensinar, foram mobilizados os estudos de Hofstetter e Schneuwly (2017), desenvolvidas pela equipe de Pesquisa em História Social da Educação da Universidade de Genebra. Concluímos que o currículo, como configurado, nas décadas de 1980 e 1990, visava atender à formação disciplinar e profissional do futuro professor dos anos iniciais, com disciplinas específicas de saberes matemáticos a ensinar e outras dedicadas, especialmente, aos saberes matemáticos para ensinar, portanto, os saberes a ensinar e para ensinar estavam presentes nas disciplinas de formação do professor que ensina Matemática nos primeiros anos escolares.
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