Tipos de conhecimento profissional do professor que ensina matemática. Um estudo da legislação e de manuais escolares
Visualizações: 182DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6579Palavras-chave:
Educação Matemática, História da Educação Matemática, Conhecimento do ProfessorResumo
O conhecimento profissional do professor assume-se dentro da aula, mas é explícito em documentos curriculares e manuais escolares que orientam a ação profissional do docente em contexto de prática. Este texto estuda os programas e alguns manuais escolares do ensino primário e do ensino secundário entre 1835 e 1974, aplicando o modelo de Ball,Thames e Phelps (2008) por forma a percecionar qual o conhecimento profissional dos professores que ensinam matemática no ensino primário e secundário neste período. Conclui-se que para elaborar programas ou manuais para o ensino da matemática, os autores não aplicam apenas o conhecimento comum do conteúdo (CCK) mas necessitam de dominar o conhecimento especializado do conteúdo (SCK) e o conhecimento do conteúdo e do seu ensino (KCT), o que está patente nos documentos curriculares produzidos, no período em estudo.Referências
Legislação consultada no Diário de Governo (https://dre.pt/).
Andrea, E. I. S. (1926). Compêndio de Aritmética Prática. Lisboa: Imprensa Nacional.
Calado, J. G. (1960). Compêndio de Trigonometria. Lisboa: Empresa Literária Fluminense.
Machado, U. (1939). Aritmética Prática. 18.ª Edição. Lisboa: J. Rodrigues e C.ª.
AIRES, A. P.; SANTIAGO, A. Os programas de Matemática do Ensino Liceal em Portugal. In: ALMEIDA, A. J. e MATOS, J. M. (Ed.). A matemática nos programas do ensino não-superior (1835-1974). Caparica: UIED e APM, 2014. p.71-91.
ALMEIDA, A. J.; MATOS, J. M., Eds. A matemática nos programas do ensino não-superior (1835-1974). Caparica: UIED e APMed. 2014.
ALMEIDA, A. J.; MATOS, J. M.; ALMEIDA, M.; CANDEIAS, R. A matemática moderna nos jornais diários de Lisboa. São Paulo, Brasil: Livraria da Física, 2020.
ALMEIDA, M. C.; CANDEIAS, R. Os programas de matemática do ensino primário, da Telescola e do Ciclo Preparatório do Ensino Secundário. In: ALMEIDA, A. e MATOS, J. M. (Ed.). A matemática nos programas do ensino não-superior (1835-1974). Caparica: UIED e APM, 2014. p.39-68.
BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content knowledge for teaching: what makes it special? Journal of Teacher Education, v. 59, p. 389-407, 2008.
BARBIER, J.-M. Introduction. In: BARBIER, J.-M. (Ed.). Savoirs théoriques et savoirs d'action. Paris: PUF, 2011/1996. p.1-17.
CANDEIAS, R. A matemática na formação inicial dos professores do ensino primário (1844-1974): o ensino dos números racionais não negativos (frações e decimais). 2021. Tese de doutoramento. Universidade Nova de Lisboa, Lisboa.
CARVALHO, R. História do ensino em Portugal desde a fundação da nacionalidade até ao fim do regime de Salazar-Caetano. 2ª. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1986/1996.
CERTEAU, M. D. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
MATOS, J. M. Changing representations and practices in school mathematics: the case of Modern Math in Portugal. In: BJARNADÓTTIR, K.;FURINGUETTI, F., et al (Ed.). "Dig where you stand" Proceedings of a Conference on On-going Research in the History of Mathematics Education, Garđabær, Iceland, June 20-24 2009. Reikyavik: University of Iceland, 2009. p.123-37.
MATOS, J. M. História da Educação Matemática e Educação Matemática. In: SILVA, M. C. L. D. e PINTO, T. P. (Ed.). História da Educação Matemática e Formação de professores: aproximações possíveis. São Paulo: Livraria da Física, 2020. p.19-51.
MATOS, J. M.; ALMEIDA, M. A reforma da matemática moderna em Portugal. HISTEMAT – Revista de História da Educação Matemática, v. 4, n. 2, p. 5-30, 2018.
MATOS, J. M.; RODRIGUES, A.; CANDEIAS, R. A formação profissional em escolas primárias e em escolas normais primárias portuguesas (1844-1926). Educação, v. 42, n. 2, p. 178-188, 2019.
PROENÇA, M. C. A Reforma Jaime Moniz. Lisboa: Colibri, 1997.
RODRIGUES, A. A matemática no ensino profissional. Os programas e as representações dos professores. 2014. Tese de doutoramento. Universidade da Beira Interior.
TORGAL, L. R.; ROQUE, J. L., Eds. História de Portugal. Quinto volume: O liberalismo (1807-1890). Lisboa: Círculo de Leitores. 1993.
VALENTE, Wagner. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT – Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 2, n. 2, p. 28-42, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.