Proposta de ação para sistematização curricular da educação f´ísica a partir do modelo CIPP

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.6677

Palavras-chave:

Educação Física Escolar. Currículo. Sistematização Curricular.

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi analisar a realidade da Educação Física escolar da rede municipal de Suzano, SP, a fim de obter indicadores, que possibilitarão uma futura composição de sistematização do componente curricular. Como opção metodológica se adotou a pesquisa qualitativa, tendo como referência a análise de documentos oficiais, levantamento bibliográfico e coleta de dados por meio de grupo focal. Como subsídio do processo avaliativo foi utilizado o modelo CIPP (contexto, insumo, processo e produto) baseado em uma abordagem proativa de avaliação e  tomada de decisões. A análise dos dados foi baseada no método de análise de conteúdo. Os resultados das análises do contexto, dos insumos, do processo e do produto final evidenciaram a existência de docentes comprometidos, mas que carecem de suporte técnico, político e didático. Os apontamentos culminaram numa proposta de ações com as necessidades fundamentais do momento atual, visando o futuro desenvolvimento da sistematização curricular do componente Educação Física no município.

Biografia do Autor

Eduard Angelo Bendrath, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Ciências do Movimento Humano

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Publicado

09-07-2024

Como Citar

Oliveira, V. S. de, & Bendrath, E. A. (2024). Proposta de ação para sistematização curricular da educação f´ísica a partir do modelo CIPP. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(42), 86–105. https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.6677