SABERES PROFISSIONAIS PARA O ENSINO DE ÁLGEBRA NO CURSO GINASIAL:

UMA ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS PRODUZIDOS NA BAHIA (1960-1970)

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Autores

  • José Cassiano Teixeira Santos
  • Larissa Pinca Sarro Gomes

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6937

Palavras-chave:

Ensino secundário, Livro didático, Saberes Profissionais, Ensino de álgebra

Resumo

Neste artigo, procurou-se compreender os saberes profissionais para ensinar conteúdos algébricos propostos nas coleções Matemática Moderna e Matemática, que eram destinadas ao curso ginasial. A primeira foi escrita entre os anos finais da década de 1960 e, a segunda, no decorrer da década de 1970, por uma equipe de professores que atuava em escolas voltadas ao ensino secundário baiano e, também, na universidade. A análise foi realizada considerando as formulações de autores que discutem os saberes profissionais do professor que ensina matemática. A comparação realizada evidenciou que a abordagem de conteúdos algébricos na segunda coleção passou a ser realizada por meio de questões mais apropriadas à faixa etária dos alunos do curso ginasial, com orientações aos professores para conduzir seus alunos à descoberta de novos conceitos. Em um diálogo com os professores, os autores admitiram que essa forma de proceder deveria ser privilegiada, apesar de que nem sempre conseguiram evidenciar essas orientações na escrita do livro didático, fazendo uso, em diversos momentos, da simples exposição dos conteúdos algébricos.

 

Biografia do Autor

José Cassiano Teixeira Santos

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Sul da Bahia, campus Jequié. Professor da Educação Básica da Rede Estadual da Bahia. Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da Universidade Estadual de Santa Cruz

Larissa Pinca Sarro Gomes

Possui graduação em Matemática - Licenciatura, pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1994), mestrado em Ciência da Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC/USP (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2014). Atualmente é professora adjunta do curso de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente com temas relacionados à História da Educação Matemática e Formação de Professores de Matemática.

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Publicado

13-12-2021

Como Citar

Cassiano Teixeira Santos, J. ., & Pinca Sarro Gomes, L. . (2021). SABERES PROFISSIONAIS PARA O ENSINO DE ÁLGEBRA NO CURSO GINASIAL: : UMA ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS PRODUZIDOS NA BAHIA (1960-1970). INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(36). https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6937

Edição

Seção

Artigos Temáticos