SABERES PROFISSIONAIS PARA O ENSINO DE ÁLGEBRA NO CURSO GINASIAL:
UMA ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS PRODUZIDOS NA BAHIA (1960-1970)
Visualizações: 138DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6937Palavras-chave:
Ensino secundário, Livro didático, Saberes Profissionais, Ensino de álgebraResumo
Neste artigo, procurou-se compreender os saberes profissionais para ensinar conteúdos algébricos propostos nas coleções Matemática Moderna e Matemática, que eram destinadas ao curso ginasial. A primeira foi escrita entre os anos finais da década de 1960 e, a segunda, no decorrer da década de 1970, por uma equipe de professores que atuava em escolas voltadas ao ensino secundário baiano e, também, na universidade. A análise foi realizada considerando as formulações de autores que discutem os saberes profissionais do professor que ensina matemática. A comparação realizada evidenciou que a abordagem de conteúdos algébricos na segunda coleção passou a ser realizada por meio de questões mais apropriadas à faixa etária dos alunos do curso ginasial, com orientações aos professores para conduzir seus alunos à descoberta de novos conceitos. Em um diálogo com os professores, os autores admitiram que essa forma de proceder deveria ser privilegiada, apesar de que nem sempre conseguiram evidenciar essas orientações na escrita do livro didático, fazendo uso, em diversos momentos, da simples exposição dos conteúdos algébricos.
Referências
BORER, V. L. Saberes: uma questão crucial para a institucionalização da formação de professores. In R. Hofstetter & W. R. Valente. Saberes em (trans)formação (p. 173-200). São Paulo, SP: Editora da Física, 2017.
CARVALHO, M. M. C. Livros e revistas para professores: configuração material do impresso e circulação nacional de modelos pedagógicos. In: PINTASSILGO, Joaquim; FREITAS, Marcos Cezar de; MOGARRO, Maria João; CARVALHO, Marta Maria Chagas de (org.). História da escola em Portugal e no Brasil. Lisboa: Edições Colibri, 2006, p. 141-173.
CHARTIER, R. O mundo como representação. Tradução: Andréa Daher e Zenir Campos Reis. Estudos Avançados, São Paulo, v. 5, n. 11, p. 173-191, 1991. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/eav/article/view/8601/10152. Acesso em: 14 set. 2015.
CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.3, p. 549-566, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n3/a12v30n3.pdf. Acesso em: 04 jun. 2015.
DANTAS, M. M. S. Ensino da Matemática: um processo entre a exposição e a descoberta. Salvador: Centro Editorial e Didático da UFBA, 1987.
DANTAS, M. M. S. Matemática moderna na escola secundária: uma análise crítica. Estudos IAT, Salvador, v. 2, n. 4, p. 106-112, 1989.
DANTAS, M. M. S. Sôbre a metodologia da matemática. 1971. 38f. Tese (Concurso para professor titular da UFBa) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 1971.
DANTAS, M. M. S.; NOGUEIRA, E. C.; MORENO, M. A. A. Matemática Moderna I. Sob a orientação de Omar Catunda. Salvador: UFBA, [1967?].
DANTAS, M. M. S.; NOGUEIRA, E. C.; ARAÚJO, N. C.; GUIMARÃES. E. C.; SOUZA, N. C. P. Matemática Moderna II. Sob a orientação de Omar Catunda. Salvador: CECIBA, 1968.
DANTAS, M. M. S.; NOGUEIRA, E. C.; ARAÚJO, N. C.; GUIMARÃES. E. C.; SOUZA, N. C. P. Matemática Moderna III. Sob a orientação de Omar Catunda. Salvador: CECIBA, 1969.
DANTAS, M. M. S.; NOGUEIRA, E. C.; SOUZA, N. C. P.; GUIMARÃES, E. C.; CATUNDA, O. Matemática 5. Salvador: Livraria Planeta Editora Ltda, 1981
DANTAS, M. M. S.; NOGUEIRA, E. C.; SOUZA, N. C. P.; GUIMARÃES, E. C.; CATUNDA, O. Matemática 6. Salvador: Livraria Planeta Editora Ltda, 1981.
DANTAS, M. M. S.; NOGUEIRA, E. C.; SOUZA, N. C. P.; GUIMARÃES, E. C.; CATUNDA, O. Matemática 7. Salvador: Livraria Planeta Editora Ltda, 1981.
DANTAS, M. M. S.; NOGUEIRA, E. C.; SOUZA, N. C. P.; GUIMARÃES, E. C.; CATUNDA, O. Matemática 8. Salvador: Livraria Planeta Editora Ltda, 1981.
DIEUDONNÉ, J. A formação da matemática contemporânea. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1990.
GEEM. (Grupo de Estudos do Ensino da Matemática). Um programa moderno de matemática para o ensino secundário. Série Professor, n.2, Traduzido por Luiz Henrique Jacy Monteiro. São Paulo: GEEM, 1965.
GUIMARÃES, H. M. Por uma matemática nova nas escolas secundárias: perspectivas e orientações curriculares da matemática moderna. In: MATOS, José Manuel; VALENTE, Wagner Rodrigues (org.). A matemática moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: primeiros estudos. São Paulo: Grices/Da Vinci, 2007, p. 21-45.
HOFSTETTER, R. H., SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In R. Hofstetter & W. R. Valente. Saberes em (trans)formação (p. 113-172). São Paulo, SP: Editora da Física, 2017.
LIMA, E. B.; DIAS, A. L. M. Concepções modernas de rigor: Omar Catunda, Jacy Monteiro e o Movimento da Matemática Moderna no Brasil. In: FLORES, Cláudia; ARRUDA, Joseane Pinto de (Org.). A Matemática Moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: contribuição para a história da educação matemática. São Paulo: Annablume, 2010a.p. 171- 184.
LIMA, E. B. Matemática e Matemáticos na Universidade de São Paulo: italianos, brasileiros e bourbakistas (1934-1958). 2012. 260f. Tese (doutorado) – Universidade Federal da Bahia; Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2012.
SANTOS, J. C. T.; GOMES, L. P. S. Três décadas de produções de livros didáticos na capital baiana: uma análise da abordagem de conteúdos algébricos. Revista de Educação Matemática e tecnologia iberoamericana, Pernambuco, v. 8, n. 3. 2017.
SILVA, S. A.; GOMES, L. P. S.; SILVA, M. R. I. S. Ensino de Geometria e Movimento da Matemática Moderna: uma análise de histórias produzidas nas pesquisas acadêmicas. Revista Educação Matemática. Mato Grosso, v. 4, n. 3. 2021.
VALENTE, W.R; BERTINI, L.F; MORAIS, R.S. Saber Profissional do Professor que ensina Matemática: discussões teórico-metodológicas de uma pesquisa coletiva em perspectiva histórica. Revista Brasileira de História da Educação. São Paulo, v.21, n.1. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.