SABERES PROFISSIONAIS PARA O ENSINO DE ÁLGEBRA NO CURSO GINASIAL:

UMA ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS PRODUZIDOS NA BAHIA (1960-1970)

Visualizações: 142

Authors

  • José Cassiano Teixeira Santos
  • Larissa Pinca Sarro Gomes

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6937

Keywords:

Ensino secundário, Livro didático, Saberes Profissionais, Ensino de álgebra

Abstract

Neste artigo, procurou-se compreender os saberes profissionais para ensinar conteúdos algébricos propostos nas coleções Matemática Moderna e Matemática, que eram destinadas ao curso ginasial. A primeira foi escrita entre os anos finais da década de 1960 e, a segunda, no decorrer da década de 1970, por uma equipe de professores que atuava em escolas voltadas ao ensino secundário baiano e, também, na universidade. A análise foi realizada considerando as formulações de autores que discutem os saberes profissionais do professor que ensina matemática. A comparação realizada evidenciou que a abordagem de conteúdos algébricos na segunda coleção passou a ser realizada por meio de questões mais apropriadas à faixa etária dos alunos do curso ginasial, com orientações aos professores para conduzir seus alunos à descoberta de novos conceitos. Em um diálogo com os professores, os autores admitiram que essa forma de proceder deveria ser privilegiada, apesar de que nem sempre conseguiram evidenciar essas orientações na escrita do livro didático, fazendo uso, em diversos momentos, da simples exposição dos conteúdos algébricos.

 

Author Biographies

José Cassiano Teixeira Santos

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Sul da Bahia, campus Jequié. Professor da Educação Básica da Rede Estadual da Bahia. Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da Universidade Estadual de Santa Cruz

Larissa Pinca Sarro Gomes

Possui graduação em Matemática - Licenciatura, pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1994), mestrado em Ciência da Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC/USP (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2014). Atualmente é professora adjunta do curso de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente com temas relacionados à História da Educação Matemática e Formação de Professores de Matemática.

References

BORER, V. L. Saberes: uma questão crucial para a institucionalização da formação de professores. In R. Hofstetter & W. R. Valente. Saberes em (trans)formação (p. 173-200). São Paulo, SP: Editora da Física, 2017.

CARVALHO, M. M. C. Livros e revistas para professores: configuração material do impresso e circulação nacional de modelos pedagógicos. In: PINTASSILGO, Joaquim; FREITAS, Marcos Cezar de; MOGARRO, Maria João; CARVALHO, Marta Maria Chagas de (org.). História da escola em Portugal e no Brasil. Lisboa: Edições Colibri, 2006, p. 141-173.

CHARTIER, R. O mundo como representação. Tradução: Andréa Daher e Zenir Campos Reis. Estudos Avançados, São Paulo, v. 5, n. 11, p. 173-191, 1991. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/eav/article/view/8601/10152. Acesso em: 14 set. 2015.

CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.3, p. 549-566, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n3/a12v30n3.pdf. Acesso em: 04 jun. 2015.

DANTAS, M. M. S. Ensino da Matemática: um processo entre a exposição e a descoberta. Salvador: Centro Editorial e Didático da UFBA, 1987.

DANTAS, M. M. S. Matemática moderna na escola secundária: uma análise crítica. Estudos IAT, Salvador, v. 2, n. 4, p. 106-112, 1989.

DANTAS, M. M. S. Sôbre a metodologia da matemática. 1971. 38f. Tese (Concurso para professor titular da UFBa) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 1971.

DANTAS, M. M. S.; NOGUEIRA, E. C.; MORENO, M. A. A. Matemática Moderna I. Sob a orientação de Omar Catunda. Salvador: UFBA, [1967?].

DANTAS, M. M. S.; NOGUEIRA, E. C.; ARAÚJO, N. C.; GUIMARÃES. E. C.; SOUZA, N. C. P. Matemática Moderna II. Sob a orientação de Omar Catunda. Salvador: CECIBA, 1968.

DANTAS, M. M. S.; NOGUEIRA, E. C.; ARAÚJO, N. C.; GUIMARÃES. E. C.; SOUZA, N. C. P. Matemática Moderna III. Sob a orientação de Omar Catunda. Salvador: CECIBA, 1969.

DANTAS, M. M. S.; NOGUEIRA, E. C.; SOUZA, N. C. P.; GUIMARÃES, E. C.; CATUNDA, O. Matemática 5. Salvador: Livraria Planeta Editora Ltda, 1981

DANTAS, M. M. S.; NOGUEIRA, E. C.; SOUZA, N. C. P.; GUIMARÃES, E. C.; CATUNDA, O. Matemática 6. Salvador: Livraria Planeta Editora Ltda, 1981.

DANTAS, M. M. S.; NOGUEIRA, E. C.; SOUZA, N. C. P.; GUIMARÃES, E. C.; CATUNDA, O. Matemática 7. Salvador: Livraria Planeta Editora Ltda, 1981.

DANTAS, M. M. S.; NOGUEIRA, E. C.; SOUZA, N. C. P.; GUIMARÃES, E. C.; CATUNDA, O. Matemática 8. Salvador: Livraria Planeta Editora Ltda, 1981.

DIEUDONNÉ, J. A formação da matemática contemporânea. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1990.

GEEM. (Grupo de Estudos do Ensino da Matemática). Um programa moderno de matemática para o ensino secundário. Série Professor, n.2, Traduzido por Luiz Henrique Jacy Monteiro. São Paulo: GEEM, 1965.

GUIMARÃES, H. M. Por uma matemática nova nas escolas secundárias: perspectivas e orientações curriculares da matemática moderna. In: MATOS, José Manuel; VALENTE, Wagner Rodrigues (org.). A matemática moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: primeiros estudos. São Paulo: Grices/Da Vinci, 2007, p. 21-45.

HOFSTETTER, R. H., SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In R. Hofstetter & W. R. Valente. Saberes em (trans)formação (p. 113-172). São Paulo, SP: Editora da Física, 2017.

LIMA, E. B.; DIAS, A. L. M. Concepções modernas de rigor: Omar Catunda, Jacy Monteiro e o Movimento da Matemática Moderna no Brasil. In: FLORES, Cláudia; ARRUDA, Joseane Pinto de (Org.). A Matemática Moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: contribuição para a história da educação matemática. São Paulo: Annablume, 2010a.p. 171- 184.

LIMA, E. B. Matemática e Matemáticos na Universidade de São Paulo: italianos, brasileiros e bourbakistas (1934-1958). 2012. 260f. Tese (doutorado) – Universidade Federal da Bahia; Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2012.

SANTOS, J. C. T.; GOMES, L. P. S. Três décadas de produções de livros didáticos na capital baiana: uma análise da abordagem de conteúdos algébricos. Revista de Educação Matemática e tecnologia iberoamericana, Pernambuco, v. 8, n. 3. 2017.

SILVA, S. A.; GOMES, L. P. S.; SILVA, M. R. I. S. Ensino de Geometria e Movimento da Matemática Moderna: uma análise de histórias produzidas nas pesquisas acadêmicas. Revista Educação Matemática. Mato Grosso, v. 4, n. 3. 2021.

VALENTE, W.R; BERTINI, L.F; MORAIS, R.S. Saber Profissional do Professor que ensina Matemática: discussões teórico-metodológicas de uma pesquisa coletiva em perspectiva histórica. Revista Brasileira de História da Educação. São Paulo, v.21, n.1. 2021.

Published

2021-12-13

How to Cite

Cassiano Teixeira Santos, J. ., & Pinca Sarro Gomes, L. . (2021). SABERES PROFISSIONAIS PARA O ENSINO DE ÁLGEBRA NO CURSO GINASIAL: : UMA ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS PRODUZIDOS NA BAHIA (1960-1970). INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(36). https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6937

Issue

Section

Artigos Temáticos