Educação estética em Abya Yala

inter-relações entre o pensamento freiriano e o Bem Viver

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7509

Palavras-chave:

América Latina e Caribe, Artes Visuais, Estéticas Decoloniais, Humanização

Resumo

Este artigo parte da premissa da indissociabilidade entre razão e sensibilidade na formação estética dos/as educandos/as, de modo a sistematizar estudos que problematizam o legado ocidental hegemônico inscrito no campo epistêmico. A concepção “bancária” que configura a educação, tende a fazer com que a população estude de forma isolada arte e estética, dentro dos paradigmas do pensamento ocidental, deslegitimando os demais saberes emotivo-intelectuais produzidos no contexto de Abya Yala. Assim, neste artigo procura-se refletir sobre como a estética do ponto de vista dos povos originários da etnia Boe, Wayana, Potiguara e Yanomami, se inter-relacionam ao pensamento freiriano e aos estudos sobre Bem Viver, prática proposta nos novos constitucionalismos latino-americanos do Equador e Bolívia. Para isso, discute-se o campo da educação estética numa perspectiva libertadora e decolonial, ação que exige abertura a aprender com os saberes milenários dos povos originários e traçar caminhos para uma formação humana construída no horizonte do Bem Viver, da comunhão e da solidariedade dos existires. Como resultado, aponta-se para a importância de refletir sobre a existência de estéticas e artes no plural, na busca por criar alternativas epistêmicas dispostas a aprender com as cosmovisões indígenas.

Biografia do Autor

Marília Claudia Favreto Sinãni, Universidade Federal de Pelotas

Mestranda em Educação na UFPel - Universidade Federal de Pelotas. Possui graduação em Artes Visuais - Licenciatura pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Técnica em Administração pela ETEC Pedro Ferreira Alves. Atualmente, cursa Letras - Português e Espanhol na Universidade Federal de Rio Grande - FURG e é Bolsista CAPES no PPGE/UFPel. Tem experiência na área de Educação e Artes Visuais, atuando nos seguintes campos temáticos: ensino de artes visuais; emancipação sensível; educação estética e liberdade; criatividade; estudos culturais e a história da arte numa perspectiva descolonial.

Aline Accorssi, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011), com período de estágio sanduíche na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (Paris). Atualmente é vice diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós Graduação em Educação. Líder do grupo de pesquisa CNPq "Mariposas: minorias sociais, resistências e práticas de transformação". Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: comunidade, pobreza e gênero. 

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Publicado

11-01-2024

Como Citar

Favreto Sinãni, M. C., & Accorssi, A. (2024). Educação estética em Abya Yala: inter-relações entre o pensamento freiriano e o Bem Viver . INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 14(41), 72–91. https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7509