Ensino de História e os povos indígenas
uma perspectiva decolonial a partir de Aníbal Quijano e Paulo Freire
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https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7535Palavras-chave:
Ensino de História, Eurocentrismo, Decolonialidade, LiberdadeResumo
O texto apresenta uma discussão, considerando as contribuições de Anibal Quijano e Paulo Freire por meio dos conceitos de colonialidade do poder, eurocentrismo, opressão e autonomia, desenvolvidos por estes pensadores que fazem frente à história tradicional, oriunda da imposição ocidental, baseada na superioridade dos colonizadores que, visando à expropriação, roubo, exploração e dominação, submete os povos indígenas a uma modificação radical em seu modo de vida, suas tradições e culturas, disseminando na região a narrativa da superioridade técnica e da inferioridade indígena. Com a contribuição de pedagogia freireana, observa-se a possibilidade de mudanças curriculares no âmbito do Ensino de História e da Educação Escolar Indígena que pressupõe ser feita pelos próprios indígenas.
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