Ensino de História e os povos indígenas

uma perspectiva decolonial a partir de Aníbal Quijano e Paulo Freire

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7535

Palabras clave:

Ensino de História, Eurocentrismo, Decolonialidade, Liberdade

Resumen

O texto apresenta uma discussão, considerando as contribuições de Anibal Quijano e Paulo Freire por meio dos conceitos de colonialidade do poder, eurocentrismo, opressão e autonomia, desenvolvidos por estes pensadores que fazem frente à história tradicional, oriunda da imposição ocidental, baseada na superioridade dos colonizadores que, visando à expropriação, roubo, exploração e dominação, submete os povos indígenas a uma modificação radical em seu modo de vida, suas tradições e culturas, disseminando na região a narrativa da superioridade técnica e da inferioridade indígena. Com a contribuição de pedagogia freireana, observa-se a possibilidade de mudanças curriculares no âmbito do Ensino de História e da Educação Escolar Indígena que pressupõe ser feita pelos próprios indígenas.    

Biografía del autor/a

Luciana Helena de Oliveira Viceli , http://orcid.org/0000-0003-2470-5999

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Publicado

2024-01-11

Cómo citar

Faustino, R. C., & Viceli , L. H. de O. (2024). Ensino de História e os povos indígenas: uma perspectiva decolonial a partir de Aníbal Quijano e Paulo Freire. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 14(41), 175–192. https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7535