Gênero e sexualidade na sala de aula: o uso do cinema como recurso pedagógico

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Autores

  • Marcelo Borges Rocha CEFET/RJ
  • Cristiane Mendes Thomaz CEFET/RJ
  • Marcelo Nogueira Mattos UFRJ

Palavras-chave:

Gênero. Sexualidade. Cinema.

Resumo

Este estudo teve por objetivo investigar o potencial pedagógico de filmes na discussão sobre gênero e sexualidade com alunos/as do ensino médio. A escola, apesar de apresentar organização e cultura próprias, configura-se num espaço plural, com grande diversidade. Ao introduzir a discussão sobre gênero e sexualidade na escola, amplia-se o olhar em relação aos papéis sociais dos sujeitos. O cinema tem o poder de fazer o telespectador vivenciar experiências, sensações e emoções adormecidas e com as quais não dialoga por não ter essas vivências em seu cotidiano. Neste trabalho, foram exibidos três filmes para alunos/as do ensino médio. Estes alunos/as responderam questionários sobre suas concepções acerca do conceito de gênero e sexualidade antes e após a exibição. Após a análise dos dados, observou-se que os filmes apresentaram potencial relevante para a discussão crítica sobre gênero e sexualidade no ensino médio. A metodologia utilizada mostrou-se eficiente no sentido de romper paradigmas arraigados em nossa sociedade.

 

 

Biografia do Autor

Marcelo Borges Rocha, CEFET/RJ

Doutor em Ciências Biológicas pela UFRJ, docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do CEFET/RJ

Cristiane Mendes Thomaz, CEFET/RJ

Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação pelo CEFET/RJ.

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Publicado

13-10-2015

Como Citar

Rocha, M. B., Thomaz, C. M., & Mattos, M. N. (2015). Gênero e sexualidade na sala de aula: o uso do cinema como recurso pedagógico. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 6(17), 219–246. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/755