Gênero e sexualidade na sala de aula: o uso do cinema como recurso pedagógico
Visualizações: 921Palavras-chave:
Gênero. Sexualidade. Cinema.Resumo
Este estudo teve por objetivo investigar o potencial pedagógico de filmes na discussão sobre gênero e sexualidade com alunos/as do ensino médio. A escola, apesar de apresentar organização e cultura próprias, configura-se num espaço plural, com grande diversidade. Ao introduzir a discussão sobre gênero e sexualidade na escola, amplia-se o olhar em relação aos papéis sociais dos sujeitos. O cinema tem o poder de fazer o telespectador vivenciar experiências, sensações e emoções adormecidas e com as quais não dialoga por não ter essas vivências em seu cotidiano. Neste trabalho, foram exibidos três filmes para alunos/as do ensino médio. Estes alunos/as responderam questionários sobre suas concepções acerca do conceito de gênero e sexualidade antes e após a exibição. Após a análise dos dados, observou-se que os filmes apresentaram potencial relevante para a discussão crítica sobre gênero e sexualidade no ensino médio. A metodologia utilizada mostrou-se eficiente no sentido de romper paradigmas arraigados em nossa sociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.