Inserção das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e de aprendizagem: uma análise documental na EMEF “José Benigo Gomes”
Visualizações: 555Palavras-chave:
Projeto UCA. Conteúdos disciplinares. Aprendizagem.Resumo
Diante do desenvolvimento das TIC no contexto educacional e das tentativas das escolas para inserir o computador em sala de aula, muitas vezes de maneira equivocada, na qual o uso da tecnologia, que deveria ser um instrumento didático, é convertido num fim em si mesmo, o presente artigo teve como objetivo analisar o processo de inserção do laptop educacional no processo de ensino e aprendizagem de professores e alunos da EMEF “José Benigo Gomes” de Sud Mennucci que participa do Projeto UCA (Um Computador por Aluno). Os principais teóricos que embasaram este artigo foram Valente (1999) e Lévy (1999). Já os dados da pesquisa foram obtidos por meio de análise documental. Entre os resultados destaca-se que a integração de tecnologias e conteúdos disciplinares vai além de equipar laboratório e capacitar professores para utilização de máquinas, é preciso que esta esteja inserida e em consonância com Projeto Político Pedagógico da escola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.