Inserção das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e de aprendizagem: uma análise documental na EMEF “José Benigo Gomes”

Visualizações: 555

Autores/as

  • Adriana de Oliveira Hansen Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Fabricio Antonio Deffacci Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palabras clave:

Projeto UCA. Conteúdos disciplinares. Aprendizagem.

Resumen

Diante do desenvolvimento das TIC no contexto educacional e das tentativas das escolas para inserir o computador em sala de aula, muitas vezes de maneira equivocada, na qual o uso da tecnologia, que deveria ser um instrumento didático, é convertido num fim em si mesmo, o presente artigo teve como objetivo analisar o processo de inserção do laptop educacional no processo de ensino e aprendizagem de professores e alunos da EMEF “José Benigo Gomes” de Sud Mennucci que participa do Projeto UCA (Um Computador por Aluno). Os principais teóricos que embasaram este artigo foram Valente (1999) e Lévy (1999). Já os dados da pesquisa foram obtidos por meio de análise documental. Entre os resultados destaca-se que a integração de tecnologias e conteúdos disciplinares vai além de equipar laboratório e capacitar professores para utilização de máquinas, é preciso que esta esteja inserida e em consonância com Projeto Político Pedagógico da escola.

 

 

Biografía del autor/a

Adriana de Oliveira Hansen, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Docente das Faculdades Integradas Urubupungá.

Fabricio Antonio Deffacci, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutorado em Ciências Sociais (2012) pela UNESP/Araraquara.. Atualmente atua na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS): coordenador do curso de Ciências Sociais, docente do Curso de Ciências Sociais, docente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação e docente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos.

Publicado

2015-10-13

Cómo citar

Hansen, A. de O., & Deffacci, F. A. (2015). Inserção das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e de aprendizagem: uma análise documental na EMEF “José Benigo Gomes”. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 6(17), 263–288. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/757