A Prevenção das IST/Aids em Escolas Indígenas do Pantanal Sul-Mato-Grossense, Brasil: Interfaces da Educação & Saúde
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https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7612Palavras-chave:
Aids, Educação escolar indígena, Infecções sexualmente transmissíveis, Indígenas de Mato Grosso do SulResumo
o artigo apresenta a estrutura e os impactos do Programa de Educação Preventiva de IST/Aids desenvolvido em parceria com professores Guató, Kadiwéu, Kinikinau e Terena, que vivem na região pantaneira de Mato Grosso do Sul, Brasil, no período de 2003 a 2010, em perspectiva freireana. Os dados evidenciam que o conhecimento a respeito dessas infecções se constituiu em atitudes preventivas, ou seja, a informação foi gradativamente incorporada à formação inicial dos sujeitos. O material didático produzido buscou expressar a visão de educação e saúde dos(as) indígenas e as relações que estabelecem com suas culturas, as aldeias e os territórios, oportunizou que se reconhecessem, pois passaram a se referir ao que vivenciam. Esse aspecto significa utilizar as escolas como espaço de fronteira, onde as trocas ocorrem e as tradições de pensamento ocidentais que geraram o processo educativo nos moldes escolares e suas tradições que demandam a escola, com suas especificidades, formam as múltiplas formas se conhecer e pensar o mundo. Para grupos que possuem diminuta população e estão frequentemente em contato com doenças do mundo contemporâneo, ações dessa natureza geram impactos sociais responsáveis pela melhoria da qualidade de vida, podendo ser replicadas em outros contextos, respeitando-se as singularidades de cada povo indígena.
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