Entre infâncias e juventudes: a escola atingida pelo rompimento da Barragem de Fundão

Visualizações: 61

Autores

Palavras-chave:

Rompimento da Barragem de Fundão, Jovens, Escola Municipal Bento Rodrigues, Tomada de Dignidade

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado e tem como objetivo discorrer sobre os impactos do Rompimento da Barragem de Fundão (RBF) na vida das estudantes e na escola atingida de Bento Rodrigues. O rompimento ocorreu no dia 5 de novembro de 2015, em Mariana, Minas Gerais, e representa o maior desastre ambiental no Brasil. Por meio de uma pesquisa qualitativa, utilizamos a entrevista semiestruturada em profundidade como técnica de coleta de dados. Os sujeitos da pesquisa são duas estudantes (13 anos) e a diretora da Escola Municipal Bento Rodrigues. Os estudos sobre o RBF têm demonstrado que os modos de vida da população atingida foram profundamente afetados, e os resultados da pesquisa demonstram que as experiências escolares das estudantes também foram impactadas. As narrativas denotam o sofrimento que as jovens vivenciaram em suas singulares infâncias e na construção de suas subjetividades juvenis. A partir do conceito de ecologia de saberes na perspectiva das Epistemologias do Sul, compreendemos que a escola se transformou em um espaço significativo de ausências no cenário de destruição. O desastre do RBF se converteu em um processo histórico dinâmico de produção e reprodução de violações de direitos e dignidades

Biografia do Autor

Bárbara Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Possui licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É integrante do Grupo de Pesquisa Caleidoscópio (UFOP), do Grupo de Estudos Educação, Mineração e Meio Ambiente (GEMA - UFMG/UFOP) e do Grupo de Estudos em Representações Sociais (GERES - UFMG). 

Carla Mercês da Rocha Jatobá Ferreira, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. Possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Referências

ABREU, Ivy de Souza. A vulnerabilidade e o racismo ambiental no Brasil: uma análise a partir da perspectiva biopolítica Foucaultiana. 2018. 230 f. Tese (Doutorado em Direitos e Garantias Fundamentais) – Faculdade de Direito de Vitória. Vitória: FDV, 2018

AQUINO, Mahalia Gomes de Carvalho. “Aprender a ser atingido”: educação e lutas socioambientais diante do rompimento da barragem de Fundão (Mariana - MG) no rio Doce e afluentes. 2018. 113f, Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018.

ARROYO, Miguel G. Reinventar a política – reinventar o sistema de educação. In: Educ. Soc., Campinas, v. 34, n. 124, p. 653-678, set. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010173302013000300002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 20 abr. 2021.

ARROYO, Miguel G. Vidas ameaçadas: exigências-respostas éticas da educação e da docência. Petrópolis: Vozes, 2019.

ATUAHENE, Bernadette. Dignity Takings and Dignity Restoration: Creating a New Theoretical Framework for Understanding Involuntary Property Loss and the Remedies Required. In: Law & Social Inquiry, v. 41, Issue 4, p. 796-823, 2016.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de L. de A. Rego e A. Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 1977.

DIEGUEZ, Consuelo. A onda. In: Piauí 118, 10 jul. 2016. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/a-onda-de-mariana/. Acesso em: 14 jun. 2019.

FERREIRA, Vitor Sérgio. Caminhos e desafios metodológicos na pesquisa com jovens. In: FERREIRA, Vitor Sérgio (Org.). Pesquisar jovens: caminhos e desafios metodológicos. 1. ed. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2017.

FERREIRA, Carla Mercês da Rocha Jatobá; RAHME, Mônica Maria Farid; VILA REAL, Fernanda Carvalho de Faria. A barragem de Fundão - seu rompimento, as vidas e a mídia - algumas considerações (Mariana, Minas Gerais, Brasil). In: Heurística revista digital de história de la educación, n. 20, jan./dez. 2017.

FIOROTT, Thiago Henrique. A morte do Uatu: impactos do desastre da Samarco/Vale/BHP sobre a sustentabilidade do povo Krenak. 2017. 158f. Dissertação (Mestrado profissional em sustentabilidade junto a povos e terras tradicionais) – Universidade de Brasília. Brasília: UnB, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 65. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018a.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do compromisso: América Latina e educação popular. 1. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018b.

GATTI, Bernardete Angelina. A construção da pesquisa em educação no Brasil. 3. ed. Brasília: Liber Livro, 2010.

HUNZICKER, Adriane Cristina de Melo. O rompimento da barragem de fundão: repercussões nos saberes e práticas dos professores da escola de Bento Rodrigues. 2019. 173f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Docência) – Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte: UFMG, 2019.

HUNZICKER, Adriane Cristina de Melo; ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel. Desafios enfrentados pelos sujeitos de uma escola do campo atingida pelo rompimento da barragem de Fundão em Mariana/MG. In: CARVALHO. Cristiene Adriana da Silva; ARAÚJO, Alexandre Fraga de (Orgs.). Educar é um ato político: educação do campo e seus princípios. 1. ed. Veranópolis: Diálogo Freiriano, 2020.

HUNZICKER, Adriane Cristina de Melo; RIBEIRO, Luiz Paulo; ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel. Ser atingido, ser camponês: o desafio identitário dos moradores de Bento Rodrigues/Mariana/Brasil. In: Órgano informativo de extensión – Fundación Universitaria Agraria de Colombia, v. 6, p. 371-388, 2019. Disponível em: https://www.uniagraria.edu.co/wp-content/uploads/2020/10/Revista-Encuentro-Latinoamer.-Extensi%C3%B3n_compressed-1.pdf. Acesso em: 06 abr. 2021.

IBAMA. Laudo Técnico Preliminar. Impactos ambientais decorrentes do desastre envolvendo o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, Minas Gerais. 2015. Disponível em: Acesso jun. 2020.

MARCHEZINI, Victor. Dos desastres da natureza à natureza dos desastres. In: VALENCIO, Norma; SIENA, Mariana; MARCHEZINI, Victor; GONÇALVES, Juliano Costa. Sociologia dos Desastres: construção, interfaces e perspectivas no Brasil. São Carlos: Rima, 2009.

MARCHEZINI, Victor. As ciências sociais nos desastres: um campo de pesquisa em construção. In: BIB. São Paulo, n. 83, p. 43-72, 2018.

MARCHEZINI, Victor; SIENA, Mariana. A continuidade do desastre e suas desterritorializações múltiplas: o caso de São Sebastião do Caí/RS. In: VALENCIO, Norma. Sociologia dos Desastres: construção, interfaces e perspectivas no Brasil. São Carlos: Rima, 2010. v. II.

MATOS, Saulo Monteiro Martinho de. Dignidade Humana, Humilhação e Forma de Vida. In: Rev. Direito e Práx. Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, p. 1863-1888, 2019.

MAYORGA, Claudia; PROFETA, Zélia. Mais uma barragem se rompe: qual o papel da ciência? In: Ciência & Cultura – Revista da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, ano 72, n. 2, p. 16-17, abr./jun. 2020.

MELENDI, Lucila Paula; LOPO, Rafael Martins. A Fundação Renova como forma corporativa: Estratégias empresariais e arranjos institucionais no desastre da Samarco/Vale/BHP Billiton no Rio Doce, Mariana (MG). Revista Ambientes.3, 2, 2021, pp. 206-250.

NIXON, Rob. Slow Violence and the Environmentalism of the Poor. Cambridge, MA/London, England: Harvard University Press, 2011.

NUNES, João Arriscado. O resgate da Epistemologia. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. Coimbra: Almeidina, 2009.

OLIVEIRA, Bárbara. Escola e produção de saberes: narrativas de jovens atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão. 2021. 242 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.

OLIVEIRA, Bárbara; FERREIRA, Carla Mercês da Rocha Jatobá (2020). Produções científicas em cursos de pós-graduação sobre o rompimento da barragem de fundão: perspectivas para o campo educacional. Revista Educar Mais, 4(3), 794–811. https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.2059

PAVAN, Beatriz J. C. O olhar da criança sobre o desastre: uma análise baseada em desenhos. In: VALENCIO, Norma; SIENA, Mariana; MARCHESINI, Vitor; GONÇALVES, Juliano C. (Orgs.). Sociologia dos Desastres: Construção, Interfaces e Perspectivas no Brasil. São Carlos: Rima, 2009.

PEREIRA, Diego. Histórias de vidas interrompidas pelo mar de lama: desastre de Mariana (MG). 2018. 93f. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania) – Universidade de Brasília. Brasília: UnB, 2018.

QUADROS, Letícia Severina de. O rompimento da barragem do Fundão: percepção socioambiental e análise da vulnerabilidade social da população de Bento Rodrigues - Mariana - MG - Brasil. 2019. 141f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual Paulista. Rio Claro: Unesp, 2019.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma Sociologia das Ausências e uma Sociologia das Emergências. In: Revista Critica de Ciências Sociais, n. 63, p. 237-280, 2002.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. Coimbra: Almeidina, 2009.

SANTOS, Marcela Alves de Lima. Eu quero minha liberdade de volta! Saúde mental e atenção psicossocial junto aos adolescentes atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão. 2018. 90f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletivo) – Fundação Oswaldo Cruz. Belo Horizonte: Fundação Oswaldo Cruz, 2018.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Imaginário e culturas da infância. Texto produzido no âmbito das atividades do Projeto As marcas dos tempos: a interculturalidade nas culturas da infância (Projeto POCTI/CED/2002). 2002. Disponível em: http://titosena.faed.udesc.br/Arquivos/Artigos_infancia/Cultura%20na%20Infancia.pdf. Acesso em: 16 mar. 2021.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. In: Educ. Soc. Campinas, v. 26, n. 91, p. 361-378, maio/ago. 2005. Disponível em: https://www.cedes.unicamp.br/. Acesso em: 06 abr. 2021.

SERRA, Cristina. Tragédia em Mariana: a história do maior desastre ambiental do Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: Record, 2018.

VALENCIO, Norma. Vivência de um desastre: uma análise sociológica das dimensões políticas e psicossociais envolvidas no colapso de barragens. In: VALENCIO, Norma; SIENA, Mariana; MARCHEZINI, Victor; GONÇALVES, Juliano Costa. Sociologia dos Desastres: construção, interfaces e perspectivas no Brasil. São Carlos: Rima, 2009.

ZHOURI, Andréa; VALENCIO, Norma; OLIVEIRA, Raquel; ZUCARELLI, Marcos; LASCHEFSKI, Klemens; SANTOS, Ana Flávia. O desastre da Samarco e a política das afetações: classificações e ações que produzem o sofrimento social. In: Cienc. Cult. (on-line), v. 68, n. 3, p. 36-40, 2016.

ZHOURI, Andréa; OLIVEIRA, Raquel; ZUCARELLI, Marcos; VASCONCELOS, Max. O desastre no rio Doce: entre as políticas de reparação e a gestão das afetações. In: ZHOURI, Andréa; OLIVEIRA, Raquel (Orgs.). Mineração: violências e resistências [livro eletrônico]: um campo aberto à produção de conhecimento no Brasil. 1. ed. Marabá: iGuana; ABA, 2018.

Downloads

Publicado

12-11-2024

Como Citar

Oliveira, B., & da Rocha Jatobá Ferreira, C. M. (2024). Entre infâncias e juventudes: a escola atingida pelo rompimento da Barragem de Fundão. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(42), 542–563. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/7632