Entre infâncias e juventudes: a escola atingida pelo rompimento da Barragem de Fundão
Visualizações: 27Palabras clave:
Rompimento da Barragem de Fundão, Jovens, Escola Municipal Bento Rodrigues, Tomada de DignidadeResumen
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado e tem como objetivo discorrer sobre os impactos do Rompimento da Barragem de Fundão (RBF) na vida das estudantes e na escola atingida de Bento Rodrigues. O rompimento ocorreu no dia 5 de novembro de 2015, em Mariana, Minas Gerais, e representa o maior desastre ambiental no Brasil. Por meio de uma pesquisa qualitativa, utilizamos a entrevista semiestruturada em profundidade como técnica de coleta de dados. Os sujeitos da pesquisa são duas estudantes (13 anos) e a diretora da Escola Municipal Bento Rodrigues. Os estudos sobre o RBF têm demonstrado que os modos de vida da população atingida foram profundamente afetados, e os resultados da pesquisa demonstram que as experiências escolares das estudantes também foram impactadas. As narrativas denotam o sofrimento que as jovens vivenciaram em suas singulares infâncias e na construção de suas subjetividades juvenis. A partir do conceito de ecologia de saberes na perspectiva das Epistemologias do Sul, compreendemos que a escola se transformou em um espaço significativo de ausências no cenário de destruição. O desastre do RBF se converteu em um processo histórico dinâmico de produção e reprodução de violações de direitos e dignidades
Citas
ABREU, Ivy de Souza. A vulnerabilidade e o racismo ambiental no Brasil: uma análise a partir da perspectiva biopolítica Foucaultiana. 2018. 230 f. Tese (Doutorado em Direitos e Garantias Fundamentais) – Faculdade de Direito de Vitória. Vitória: FDV, 2018
AQUINO, Mahalia Gomes de Carvalho. “Aprender a ser atingido”: educação e lutas socioambientais diante do rompimento da barragem de Fundão (Mariana - MG) no rio Doce e afluentes. 2018. 113f, Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018.
ARROYO, Miguel G. Reinventar a política – reinventar o sistema de educação. In: Educ. Soc., Campinas, v. 34, n. 124, p. 653-678, set. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010173302013000300002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 20 abr. 2021.
ARROYO, Miguel G. Vidas ameaçadas: exigências-respostas éticas da educação e da docência. Petrópolis: Vozes, 2019.
ATUAHENE, Bernadette. Dignity Takings and Dignity Restoration: Creating a New Theoretical Framework for Understanding Involuntary Property Loss and the Remedies Required. In: Law & Social Inquiry, v. 41, Issue 4, p. 796-823, 2016.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de L. de A. Rego e A. Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 1977.
DIEGUEZ, Consuelo. A onda. In: Piauí 118, 10 jul. 2016. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/a-onda-de-mariana/. Acesso em: 14 jun. 2019.
FERREIRA, Vitor Sérgio. Caminhos e desafios metodológicos na pesquisa com jovens. In: FERREIRA, Vitor Sérgio (Org.). Pesquisar jovens: caminhos e desafios metodológicos. 1. ed. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2017.
FERREIRA, Carla Mercês da Rocha Jatobá; RAHME, Mônica Maria Farid; VILA REAL, Fernanda Carvalho de Faria. A barragem de Fundão - seu rompimento, as vidas e a mídia - algumas considerações (Mariana, Minas Gerais, Brasil). In: Heurística revista digital de história de la educación, n. 20, jan./dez. 2017.
FIOROTT, Thiago Henrique. A morte do Uatu: impactos do desastre da Samarco/Vale/BHP sobre a sustentabilidade do povo Krenak. 2017. 158f. Dissertação (Mestrado profissional em sustentabilidade junto a povos e terras tradicionais) – Universidade de Brasília. Brasília: UnB, 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 65. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018a.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do compromisso: América Latina e educação popular. 1. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018b.
GATTI, Bernardete Angelina. A construção da pesquisa em educação no Brasil. 3. ed. Brasília: Liber Livro, 2010.
HUNZICKER, Adriane Cristina de Melo. O rompimento da barragem de fundão: repercussões nos saberes e práticas dos professores da escola de Bento Rodrigues. 2019. 173f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Docência) – Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte: UFMG, 2019.
HUNZICKER, Adriane Cristina de Melo; ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel. Desafios enfrentados pelos sujeitos de uma escola do campo atingida pelo rompimento da barragem de Fundão em Mariana/MG. In: CARVALHO. Cristiene Adriana da Silva; ARAÚJO, Alexandre Fraga de (Orgs.). Educar é um ato político: educação do campo e seus princípios. 1. ed. Veranópolis: Diálogo Freiriano, 2020.
HUNZICKER, Adriane Cristina de Melo; RIBEIRO, Luiz Paulo; ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel. Ser atingido, ser camponês: o desafio identitário dos moradores de Bento Rodrigues/Mariana/Brasil. In: Órgano informativo de extensión – Fundación Universitaria Agraria de Colombia, v. 6, p. 371-388, 2019. Disponível em: https://www.uniagraria.edu.co/wp-content/uploads/2020/10/Revista-Encuentro-Latinoamer.-Extensi%C3%B3n_compressed-1.pdf. Acesso em: 06 abr. 2021.
IBAMA. Laudo Técnico Preliminar. Impactos ambientais decorrentes do desastre envolvendo o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, Minas Gerais. 2015. Disponível em: Acesso jun. 2020.
MARCHEZINI, Victor. Dos desastres da natureza à natureza dos desastres. In: VALENCIO, Norma; SIENA, Mariana; MARCHEZINI, Victor; GONÇALVES, Juliano Costa. Sociologia dos Desastres: construção, interfaces e perspectivas no Brasil. São Carlos: Rima, 2009.
MARCHEZINI, Victor. As ciências sociais nos desastres: um campo de pesquisa em construção. In: BIB. São Paulo, n. 83, p. 43-72, 2018.
MARCHEZINI, Victor; SIENA, Mariana. A continuidade do desastre e suas desterritorializações múltiplas: o caso de São Sebastião do Caí/RS. In: VALENCIO, Norma. Sociologia dos Desastres: construção, interfaces e perspectivas no Brasil. São Carlos: Rima, 2010. v. II.
MATOS, Saulo Monteiro Martinho de. Dignidade Humana, Humilhação e Forma de Vida. In: Rev. Direito e Práx. Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, p. 1863-1888, 2019.
MAYORGA, Claudia; PROFETA, Zélia. Mais uma barragem se rompe: qual o papel da ciência? In: Ciência & Cultura – Revista da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, ano 72, n. 2, p. 16-17, abr./jun. 2020.
MELENDI, Lucila Paula; LOPO, Rafael Martins. A Fundação Renova como forma corporativa: Estratégias empresariais e arranjos institucionais no desastre da Samarco/Vale/BHP Billiton no Rio Doce, Mariana (MG). Revista Ambientes.3, 2, 2021, pp. 206-250.
NIXON, Rob. Slow Violence and the Environmentalism of the Poor. Cambridge, MA/London, England: Harvard University Press, 2011.
NUNES, João Arriscado. O resgate da Epistemologia. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. Coimbra: Almeidina, 2009.
OLIVEIRA, Bárbara. Escola e produção de saberes: narrativas de jovens atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão. 2021. 242 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.
OLIVEIRA, Bárbara; FERREIRA, Carla Mercês da Rocha Jatobá (2020). Produções científicas em cursos de pós-graduação sobre o rompimento da barragem de fundão: perspectivas para o campo educacional. Revista Educar Mais, 4(3), 794–811. https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.2059
PAVAN, Beatriz J. C. O olhar da criança sobre o desastre: uma análise baseada em desenhos. In: VALENCIO, Norma; SIENA, Mariana; MARCHESINI, Vitor; GONÇALVES, Juliano C. (Orgs.). Sociologia dos Desastres: Construção, Interfaces e Perspectivas no Brasil. São Carlos: Rima, 2009.
PEREIRA, Diego. Histórias de vidas interrompidas pelo mar de lama: desastre de Mariana (MG). 2018. 93f. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania) – Universidade de Brasília. Brasília: UnB, 2018.
QUADROS, Letícia Severina de. O rompimento da barragem do Fundão: percepção socioambiental e análise da vulnerabilidade social da população de Bento Rodrigues - Mariana - MG - Brasil. 2019. 141f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual Paulista. Rio Claro: Unesp, 2019.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma Sociologia das Ausências e uma Sociologia das Emergências. In: Revista Critica de Ciências Sociais, n. 63, p. 237-280, 2002.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. Coimbra: Almeidina, 2009.
SANTOS, Marcela Alves de Lima. Eu quero minha liberdade de volta! Saúde mental e atenção psicossocial junto aos adolescentes atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão. 2018. 90f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletivo) – Fundação Oswaldo Cruz. Belo Horizonte: Fundação Oswaldo Cruz, 2018.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Imaginário e culturas da infância. Texto produzido no âmbito das atividades do Projeto As marcas dos tempos: a interculturalidade nas culturas da infância (Projeto POCTI/CED/2002). 2002. Disponível em: http://titosena.faed.udesc.br/Arquivos/Artigos_infancia/Cultura%20na%20Infancia.pdf. Acesso em: 16 mar. 2021.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. In: Educ. Soc. Campinas, v. 26, n. 91, p. 361-378, maio/ago. 2005. Disponível em: https://www.cedes.unicamp.br/. Acesso em: 06 abr. 2021.
SERRA, Cristina. Tragédia em Mariana: a história do maior desastre ambiental do Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: Record, 2018.
VALENCIO, Norma. Vivência de um desastre: uma análise sociológica das dimensões políticas e psicossociais envolvidas no colapso de barragens. In: VALENCIO, Norma; SIENA, Mariana; MARCHEZINI, Victor; GONÇALVES, Juliano Costa. Sociologia dos Desastres: construção, interfaces e perspectivas no Brasil. São Carlos: Rima, 2009.
ZHOURI, Andréa; VALENCIO, Norma; OLIVEIRA, Raquel; ZUCARELLI, Marcos; LASCHEFSKI, Klemens; SANTOS, Ana Flávia. O desastre da Samarco e a política das afetações: classificações e ações que produzem o sofrimento social. In: Cienc. Cult. (on-line), v. 68, n. 3, p. 36-40, 2016.
ZHOURI, Andréa; OLIVEIRA, Raquel; ZUCARELLI, Marcos; VASCONCELOS, Max. O desastre no rio Doce: entre as políticas de reparação e a gestão das afetações. In: ZHOURI, Andréa; OLIVEIRA, Raquel (Orgs.). Mineração: violências e resistências [livro eletrônico]: um campo aberto à produção de conhecimento no Brasil. 1. ed. Marabá: iGuana; ABA, 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.