Entre infâncias e juventudes: a escola atingida pelo rompimento da Barragem de Fundão

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Autores/as

Palabras clave:

Rompimento da Barragem de Fundão, Jovens, Escola Municipal Bento Rodrigues, Tomada de Dignidade

Resumen

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado e tem como objetivo discorrer sobre os impactos do Rompimento da Barragem de Fundão (RBF) na vida das estudantes e na escola atingida de Bento Rodrigues. O rompimento ocorreu no dia 5 de novembro de 2015, em Mariana, Minas Gerais, e representa o maior desastre ambiental no Brasil. Por meio de uma pesquisa qualitativa, utilizamos a entrevista semiestruturada em profundidade como técnica de coleta de dados. Os sujeitos da pesquisa são duas estudantes (13 anos) e a diretora da Escola Municipal Bento Rodrigues. Os estudos sobre o RBF têm demonstrado que os modos de vida da população atingida foram profundamente afetados, e os resultados da pesquisa demonstram que as experiências escolares das estudantes também foram impactadas. As narrativas denotam o sofrimento que as jovens vivenciaram em suas singulares infâncias e na construção de suas subjetividades juvenis. A partir do conceito de ecologia de saberes na perspectiva das Epistemologias do Sul, compreendemos que a escola se transformou em um espaço significativo de ausências no cenário de destruição. O desastre do RBF se converteu em um processo histórico dinâmico de produção e reprodução de violações de direitos e dignidades

Biografía del autor/a

Bárbara Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Possui licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É integrante do Grupo de Pesquisa Caleidoscópio (UFOP), do Grupo de Estudos Educação, Mineração e Meio Ambiente (GEMA - UFMG/UFOP) e do Grupo de Estudos em Representações Sociais (GERES - UFMG). 

Carla Mercês da Rocha Jatobá Ferreira, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. Possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2024-11-12

Cómo citar

Oliveira, B., & da Rocha Jatobá Ferreira, C. M. (2024). Entre infâncias e juventudes: a escola atingida pelo rompimento da Barragem de Fundão. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(42), 542–563. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/7632