A formação de professores para a educação inclusiva: um olhar crítico

Autores

  • Adriana Fratoni dos Santos Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
  • Roberta Negrão de Araújo Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v7i19.764

Palavras-chave:

Formação de Professores. Educação Inclusiva. Pedagogia Histórico-Crítica.Psicologia Histórico-Cultural

Resumo

O presente estudo discute a formação inicial dos docentes que atuarão nos anos iniciais do ensino fundamental. Tem como objetivo geral analisar, no que tange à educação inclusiva, a estrutura do curso de Pedagogia. Assim, apresenta o percurso histórico do curso de Pedagogia, bem como os documentos legais sobre a educação inclusiva; discute a formação inicial diante da escola inclusiva e aponta a contribuição da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural na formação de professores para ensinar alunos com deficiência. Para tanto recorreu-se à pesquisa bibliográfica, tomando como fonte as publicações na área. Como resultado evidenciou-se que houve uma mudança no percurso histórico do curso de Pedagogia no Brasil, ainda que sejam lentas na sua efetivação; quanto às políticas sobre a educação inclusiva são reconhecidos importantes avanços nos aspectos legais e educacionais; já em relação à formação de professores, esta deve capacitá-los para enfrentar tais desafios em sua carreira profissional.

Biografia do Autor

Adriana Fratoni dos Santos, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Graduada em pedagogia,Especialista em Educação Especial Inclusiva, ambos ofertado pelo Centro de Ciências Humanas e da Educação, da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, Campus de Cornélio Procópio. Especialização em Educação Infantil. Atualmente professora da Educação Básica da rede Municipal de Cornélio Procópio. Ênfase na área da Educação. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação (GEPEDUC) na linha de formação de professores.

Roberta Negrão de Araújo, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Especialização em Orientação e Supervisão. Graduada em Licenciatura em Ciências, com Habilitação em Química. Professora da rede pública estadual - Paraná - Colégio Estadual Cristo Rei - Ensino Normal/ Professora Assistente D - Colegiado de Pedagogia - Universidade Estadual do Norte do Paraná/ Campus Cornélio Procópio.

Downloads

Publicado

2016-06-01

Como Citar

dos Santos, A. F., & de Araújo, R. N. (2016). A formação de professores para a educação inclusiva: um olhar crítico. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 7(19), 109–125. https://doi.org/10.26514/inter.v7i19.764