A formação de professores para a educação inclusiva: um olhar crítico
Visualizações: 1528DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v7i19.764Keywords:
Formação de Professores. Educação Inclusiva. Pedagogia Histórico-Crítica.Psicologia Histórico-CulturalAbstract
O presente estudo discute a formação inicial dos docentes que atuarão nos anos iniciais do ensino fundamental. Tem como objetivo geral analisar, no que tange à educação inclusiva, a estrutura do curso de Pedagogia. Assim, apresenta o percurso histórico do curso de Pedagogia, bem como os documentos legais sobre a educação inclusiva; discute a formação inicial diante da escola inclusiva e aponta a contribuição da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural na formação de professores para ensinar alunos com deficiência. Para tanto recorreu-se à pesquisa bibliográfica, tomando como fonte as publicações na área. Como resultado evidenciou-se que houve uma mudança no percurso histórico do curso de Pedagogia no Brasil, ainda que sejam lentas na sua efetivação; quanto às políticas sobre a educação inclusiva são reconhecidos importantes avanços nos aspectos legais e educacionais; já em relação à formação de professores, esta deve capacitá-los para enfrentar tais desafios em sua carreira profissional.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.