Formação inicial de professores na licenciatura em educação do campo
concepções teóricas sobre a formação sociocultural e o desenvolvimento integral do homem
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https://doi.org/10.61389/inter.v15i43.8744Palavras-chave:
Licenciatura em Educação do Campo., Formação sociocultural, Desenvolvimento integral do homemResumo
Este artigo trata da formação inicial de professores na Licenciatura em Educação do Campo e seu objetivo consiste em analisar as concepções teóricas acerca da formação sociocultural e do desenvolvimento integral do homem. Seguimos como embasamento metodológico o materialismo histórico-dialético, que nos auxilia na compreensão do movimento da realidade, e como fundamentação teórica os estudiosos da Teoria Histórico-Cultural, que nos auxiliam na compreensão da formação sociocultural do homem. A pesquisa bibliográfica e documental é a base para compreender as concepções teóricas e o que está ocorrendo na realidade. Em virtude das políticas públicas atuais, estão ocorrendo mudanças significativas na formação de professores e, dessa forma, os projetos pedagógicos de curso estão se distanciando dos princípios formativos nos quais foram pensados originalmente e o que está prevalecendo são os princípios da sociedade capitalista. Não podemos perder de vista as tensões e as contradições presentes nesse novo projeto de sociedade, na qual os desafios existentes superam o processo de escolarização. Assim, é preciso formar indivíduos conscientes de seu papel na sociedade de classes. Portanto, esse é o princípio fundamental na formação de professores advinda dos cursos de licenciatura em Educação do Campo.
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