Formação inicial de professores na licenciatura em educação do campo

concepções teóricas sobre a formação sociocultural e o desenvolvimento integral do homem

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v15i43.8744

Palabras clave:

Licenciatura em Educação do Campo., Formação sociocultural, Desenvolvimento integral do homem

Resumen

Este artigo trata da formação inicial de professores na Licenciatura em Educação do Campo e seu objetivo consiste em analisar as concepções teóricas acerca da formação sociocultural e do desenvolvimento integral do homem. Seguimos como embasamento metodológico o materialismo histórico-dialético, que nos auxilia na compreensão do movimento da realidade, e como fundamentação teórica os estudiosos da Teoria Histórico-Cultural, que nos auxiliam na compreensão da formação sociocultural do homem. A pesquisa bibliográfica e documental é a base para compreender as concepções teóricas e o que está ocorrendo na realidade. Em virtude das políticas públicas atuais, estão ocorrendo mudanças significativas na formação de professores e, dessa forma, os projetos pedagógicos de curso estão se distanciando dos princípios formativos nos quais foram pensados originalmente e o que está prevalecendo são os princípios da sociedade capitalista. Não podemos perder de vista as tensões e as contradições presentes nesse novo projeto de sociedade, na qual os desafios existentes superam o processo de escolarização. Assim, é preciso formar indivíduos conscientes de seu papel na sociedade de classes. Portanto, esse é o princípio fundamental na formação de professores advinda dos cursos de licenciatura em Educação do Campo.

Biografía del autor/a

Nayla Marcatto da Costa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS/faed).Mestre em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS/CPTL). Especialista em Neuropsicopedagogia, Ludopedagogia, Educação Infantil, Alfabetização e Letramento. Graduada em Administração, Pedagogia e Geografia. Professora efetiva do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas - MS. Possui experiência como Professora da educação básica e Monitoria de Informática Educacional. Foi Estagiária pela Rede Gonzaga de Ensino Superior, no curso de Administração, desenvolvendo atividades de apoio na disciplina de Matemática Comercial e Financeira I e II. 

Célia Beatriz Piatti, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava, com especialização em Administração Escolar e Orientação Educacional. Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2006) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013). Coordenadora do grupo de estudos e pesquisa em formação de professores (GEPFORP). Professora da UFMS, lotada na Faed (Faculdade de Educação) atuando como docente no curso de Licenciatura em Educação do Campo-LeduCampo, no curso de Pedagogia e no Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Foi coordenadora do curso de Licenciatura em Educação do Campo/Leducampo/UFMS (2015 a 2016). Atualmente é coordenadora da linha de pesquisa - Processos formativos, práticas educativas, diferenças- PPGEdu/UFMS. Participa como pesquisadora da Rede Universitas/Br. É Associada individual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANPED). É membro do Comitê Interno de Iniciação Científica da UFMS/PIBIC/PIBIC-AF/CNPq. Tem experiência na área de educação, atuando em ensino, pesquisa e extensão com os seguintes temas: Educação do Campo; Formação de professores e práticas educativas

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Publicado

2024-12-18

Cómo citar

Costa, N. M. da, & Piatti, C. B. (2024). Formação inicial de professores na licenciatura em educação do campo: concepções teóricas sobre a formação sociocultural e o desenvolvimento integral do homem. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(43), 277–297. https://doi.org/10.61389/inter.v15i43.8744