Entre casas, aulas e plataformas

experiência docente com os usos das mídias digitais no ensino durante a pandemia de COVID-19

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.9213

Palavras-chave:

Mídias digitais. Educação., Desigualdades. Trabalho docente., Educação de plataformas.

Resumo

Este artigo discute alguns resultados de pesquisa, cujo objetivo foi compreender a experiência de professores do ensino básico com os usos das mídias digitais na educação, especialmente no período da pandemia de COVID-19. O campo se deu no município de Inocência, Mato Grosso do Sul e se caracterizou por pesquisa bibliográfica e qualitativa amparada por entrevistas semiestruturadas. Apresentamos nosso referencial, à partir de uma perspectiva sociológica de análise sobre tecnologias e educação, apontando elementos teóricos que situam os usos das mídias digitais para além do determinismo tecnológico. Em seguida, descrevemos metodologicamente a pesquisa e apontamos os principais achados para, posteriormente, analisarmos as desigualdades sociais no que se refere ao ensino durante a COVID-19, sobretudo de acesso e infraestrutura. Nossa ênfase na experiência docente reflete um contexto de educação de plataformas e dificuldades com o trabalho, o que permite problematizar visões instrumentais sobre os usos das mídias digitais que fetichizam as tecnologias.

Biografia do Autor

Eloisa Elena de Moura Santos Oliveira, UEMS

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, unidade de Paranaíba.

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Publicado

13-12-2024

Como Citar

Prado, J. do, & Elena de Moura Santos Oliveira, E. (2024). Entre casas, aulas e plataformas: experiência docente com os usos das mídias digitais no ensino durante a pandemia de COVID-19. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(42), 244–261. https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.9213

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