Conteúdos de aprendizagem presentes em um material educativo impresso sobre combate à dengue
Visualizações: 961DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v7i20.1103Keywords:
Educação em saúde. Conteúdos de aprendizagem. Material educativo impresso. Dengue.Abstract
Este artigo analisou os conteúdos de aprendizagem inseridos em um material educativo impresso, no formato história em quadrinhos (HQ), produzido para a campanha de combate à dengue em um estado brasileiro. Tratou-se de uma pesquisa documental, caracterizada pela análise de conteúdo realizada a partir da tipologia proposta por Zabala. A análise incluiu o texto e as figuras da cartilha, na sequência de leitura. Foi possível perceber a predominância, tanto no texto como nas figuras, dos conteúdos procedimentais e atitudinais. Embora os conteúdos atitudinais identificados estejam inseridos em um contexto de mobilização e protagonismo da comunidade, observou-se que também estão presentes conteúdos que remetem ao ideário da Educação Sanitária, como o reforço às mudanças de comportamento e hábitos de higiene. Percebeu-se ainda a necessidade de outros estudos, longitudinais, para que se possa investigar a capacidade desse tipo de material educativo, na prevenção da dengue.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.