O problema da alfabetização nas séries iniciais do EF no Brasil

Visualizações: 775

Authors

  • Eladio Sebastian-Heredero Univiersidad de Alcala Dto Ciencias de la Educación

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v8i23.1662

Keywords:

alfabetização, programas de alfabetização, dificuldades de aprendizagem.

Abstract

Os resultados dos primeiros anos do ensino fundamental nos últimos anos tem sido uma preocupação dos políticos, dos gestores escolares, dos professores e das famílias. Este trabalho aqui apresentado pretende fazer uma revisão do que se está fazendo nos últimos anos a fim de refletir sobre a própria prática para encontrar as soluções mais adequadas. Parece que os programas desenvolvidos, mesmo com um grande investimento em recursos e formação não foram suficientes pra reverter os resultados, como mostram as avaliações desenvolvidas, para isso analisamos também para que serve a avaliação. De outro lado as políticas desenvolvidas, sendo muitas e amplas, precisam ser estudadas em profundidade para conhecer os pontos fortes e os fracos e extrair as conclusões mais adequadas para conseguir o objetivo desejado. 

Author Biography

Eladio Sebastian-Heredero, Univiersidad de Alcala Dto Ciencias de la Educación

Doctor por la Universidad de Alcalá (España) y Postdoctorado en Educación por la Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" de São Paulo (Brasil). Fue Director del Centro de Formación de Profesores de Pastrana y de Guadalajara (España) durante 12 años. Ocupó cargos como Asesor de Atención a la Diversidad del Ministerio de Educación de España y Asesor de Planificación Escolar de la Consejería de Educación de Castilla la Mancha (España); pero sobre todo a él le gusta que lo presenten como profesor de todos los niveles educativos: primaria, secundaria y universidad.  

Autor de una veintena de libros entre os que destacan "Programas de Diversificación Curricular", "Adaptaciones Curriculares", "Formación de Profesores para atención a la diversidad", "Educación y Sociedad Global", "La escuela de la sociedad del conocimiento", "Formación del ciudadano global", "Transferencia del conocimiento a partir de prácticas educativas", "A la calidad de la educación desde los espacios escolares",.. ; más de treinta capítulos en libros y más de una centena de artículos en las más prestigiosas revistas sobre la temática de Organización Escolar, Currículo y Escuela Inclusiva. Investiga en el área de Educación, con énfasis en Planificación Educativa y Currículo, Escuela Inclusiva y Estrategias metodológicas.

References

BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; MITRULIS, Eleny. Os ciclos escolares: elementos de uma trajetória. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 108, p. 27- 48, nov. 1999.

BARRETO, E. S. de S.; SOUZA, S. Z. Ciclos: estudos sobre as políticas implementadas no Brasil. In: Reunião Anual da ANPED, 27, Caxambu, 2004. Diversos da 27ª Reunião Anual Caxambu: ANPED.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394/96. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm . Acesso 12 mar 2017.

______. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação. Lei n. 10.172/2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/pne.pdf. Acesso 12 mar 2017.

______. Ministério da Educação. Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), 2007. Disponível em: http://planipolis.iiep.unesco.org/upload/Brazil/Brazil_PDE_Por.pdf. Acesso 18 mar 2017.

______. Lei nº 11.274/2006: Ampliação do ensino fundamental obrigatório para 9 anos, com início a partir dos 6 anos de idade, Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/96008/lei-11274-06. Acesso 12 mar 2017.

.______. Decreto nº 6.094/2007: Plano de Metas, decorrente da lei anterior, denominado “Compromisso Todos pela Educação. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6094.htm. Acesso 18 mar 2017.

______. Provinha Brasil, 2009. Disponível em: http://inep.gov.br/provinha-brasil. Acesso 1 mar 2017.

______. Resolução CNE nº 7/2010: Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 Anos. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf. Acesso 12 mar 2017.

______. Portaria n. 867, de 4 de julho de 2012 do Ministério da Educação (MEC) se crio o Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). 2012. Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/2016/Portarias/PORTARIA_N_867_DE_4_DE_JULHO_DE_2012.pdf. Acesso 10 mar 2017.

______. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Básica (SEB). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Formação do Professor Alfabetizador. Caderno de Apresentação. Brasília, 2012. Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/noticias/90-formacao-dos-professores-alfabetizadores. Acesso 10 mar 2017.

______. Prova ABC. 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/35021, Acesso 10 mar 2017.

______. Plano Nacional de Educação, Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/1034524/lei-12796-13. Acesso 1 mar 2017.

______. Observatório PNE: Metas PNE 2015. Disponível em: http://www.observatoriodopne.org.br/metas-pne/2-ensino-fundamental/estrategias/2-3-acompanhamento-individualizado/analises/os-desafios-em-realizar-o-acompanhamento-individualizado-dos-alunos. Acesso 23 mar 2017.

FREIRE, P. Educação e mudança. Coleção Educação e mudança vol.1.9ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983.

GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. Alfabetização: políticas mundiais e movimentos nacionais. Campinas: Autores Associados, 2014.

LACERDA, Mitsi Pinheiro de. A alfabetização e o inventário de uma herança. Educar , Curitiba, Brasil, n. 55, p. 189-204, jan./mar. 2015. Editora UFPR. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n55/0101-4358-er-55-00189.pdf. Acesso 1 mar 2017.

LEVINE, Kenneth: Functional Literacy: Fond Illusiotls attd False Ecottomies. En: Harvard Educational Rcview. Val. 52, N” 3, 1982.

MARIN, A. J. ; GIOVANNI, L. M. ; GUARNIERI, M. R. Formação e ação docentes: tempos sombrios os que se delineiam para o futuro. In: ROMANOWSKI, J. P. ; MARTINS, P. L. O. ; JUNQUEIRA, S. R. (Orgs.) Conhecimento local e conhecimento universal: práticas sociais: aulas, saberes e políticas.Vol. 4.Curitiba: Champagnat, 2006, p. 171-182.

MEC. Observatorio de PNE. 2013. . Disponível em: http://www.observatoriodopne.org.br/downloads. Acesso 1 mar 2017.

SAMPAIO, M. M.; MARIN, A. J. Precarização do trabalho docente e seus efeitos sobre as práticas curriculares. In: Educação e Sociedade, Campinas, vol. 25, p. 1203-1226, Set/Dez 2004.

UNESCO. Informe TERCE. OREALC/UNESCO Santiago. 2015. Disponível em: http://www.unesco.org/new/es/santiago/terce/. Acesso 1 mar 2017.

Published

2017-09-20

How to Cite

Sebastian-Heredero, E. (2017). O problema da alfabetização nas séries iniciais do EF no Brasil. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 8(23), 8–28. https://doi.org/10.26514/inter.v8i23.1662