Sistema educativo espanhol: o apoio de professores especialistas e reflexões para o contexto brasileiro
Visualizações: 657DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2478Keywords:
Apoio educativo. Contexto espanhol. Audição e Linguagem.Abstract
Para que um sistema educativo se torne realmente inclusivo, todos os seus elementos devem articular-se de forma que seu funcionamento conjunto contribua para tal fim. Neste sentido, as discussões de contextos distintos (neste caso o contexto espanhol) proporcionam assim, possibilidades de diálogo e reflexão para a realidade brasileira. Este estudo objetivou caracterizar o apoio educativo do professor especialista em Audição e Linguagem (AL) oferecido à Educação Inclusiva na Espanha. Constituiu-se numa pesquisa de caráter qualitativo. Foi desenvolvida em uma escola Educação Infantil e Primária de uma cidade da Comunidade Autônoma de Castilla-La Mancha – Espanha, e participou deste estudo a professora de Audição e Linguagem deste centro. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados a observação do trabalho desta professora e entrevista realizada com a mesma. Os resultados indicaram a importância e os aspectos positivos do trabalho do professor de Audição e linguagem para o processo de ensino e aprendizagem de alunos com dificuldades comunicativas bem como apontaram reflexões para o contexto brasileiro.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.