REESCRITA TEXTUAL: UM DIÁLOGO ENTRE A PRÁTICA DOCENTE E A DISCENTE
Visualizações: 1148DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v10i28.3191Keywords:
Produção de texto, reescrita textual, correção de texto, análise crítica.Abstract
Este artigo tem como objetivo discutir a relevância ou não da reescrita de textos produzidos por alunos, para o aprimoramento de suas produções, na esfera escolar, considerando como objeto de investigação o processo de produção textual, desde sua primeira versão até sua reelaboração, por meio da análise de textos de alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental II, a partir dos apontamentos feitos pelo professor, por meio de sua correção. Procurou-se compreender o diálogo estabelecido entre o aluno e o professor e entre o professor e o aluno, durante o processo de elaboração, correção e reelaboração do texto. Entretanto, ao comparar as produções textuais reelaboradas, percebe-se que em algumas há, de fato, a melhoria do texto, porém em outras, há um retrocesso. Os fundamentos teóricos que deram suporte para essa análise, principalmente, foram os estudos sobre reescrita de Cavalcanti (2015) e sobre correção de Ruiz (2015), entre outros. Pelas observações feitas, notou-se que a estratégia de correção escolhida pelo professor tem influência na dinâmica adotada pelo aluno em sua reescrita. Infelizmente, os dados obtidos mostraram que, em sua maioria os alunos não demonstram grande esforço e envolvimento com esse tipo de atividade.
References
BENVENISTE, Émile. Da subjetividade na linguagem. In: ______. Problemas de linguística geral I. 5. ed. Campinas: Pontes Editores, 2005, p. 284- 293.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em 05 nov. 2018.
CAVALCANTI, Jauranice Rodrigues. Professor, leitura e escrita. São Paulo: Contexto, 2015.
CAYSER, Elisane Regina; CRESTANI, Luciana Maria; DIEDRICH, Marlete Sandra. As formas de intervenção do professor no texto do aluno e a construção da intersubjetividade. Fórum linguistic., Florianópolis, v.13, n.3, p.1415 - 1429 , jul./ set.2016.Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/viewFile/19848412.2016v13n3p1415/32722. Acesso em 01 nov. 2018.
FERREIRA, Elisa Cristina Amorim; ARAUJO, Denise Lino de. O (não) funcionamento da reescrita em textos produzidos por licenciandos em letras. Trab. linguist. apl. [online]. 2014, vol.53, n.1, pp.201-224. ISSN 2175-764X. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010318132014000100011&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em 04 nov. 2018.
RUIZ, Eliana Donaio. Como corrigir redações na escola: uma proposta textual-interativa. São Paulo: Contexto, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.