O curso de pedagogia em Cuba: um estudo voltado para os valores morais na educação infantil.

Visualizações: 985

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i27.3223

Keywords:

Educação. Professores. Cuba. Valores Morais.

Abstract

O presente trabalho aborda a formação dos professores em Cuba, destacando a importância dos valores morais na educação infantil, de forma a considerar alguns aspectos, como: a formação dos docentes de Pedagogia, a estrutura pedagógica, a organização curricular e o perfil do formador. Considera-se não somente o intelectual, mas um conjunto formado pelos aspectos afetivo, moral e emocional, que mediam a aprendizagem e levam o aluno a pensar, por meio da prática, a construção dos aspectos teóricos. Este trabalho busca, assim, empreender uma reflexão acerca da formação dos docentes em Cuba. O desenvolvimento moral é um processo contínuo, interativo e dinâmico que tem início quando a criança nasce e perdura por toda a vida, apresentando características diferentes em cada período do desenvolvimento do ciclo vital. Esse desenvolvimento depende, sobretudo, da interação do indivíduo com o meio e das experiências morais proporcionadas pelos diferentes aparelhos sociais. Finalmente, esperamos ter contribuído para o desenvolvimento de um novo olhar sobre a educação, de maneira a estimular uma reflexão sobre aspectos importantes no que diz respeito à realidade na formação dos professores no Brasil.

Author Biographies

Drielly Adrean Adrean Batista, Universidade Estadual Paulista Unesp Marília

Drielly Adrean Batista - Graduada em Pedagogia e Letras (Português e Espanhol) com especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista UNESP Assis, Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista UNESP Marília e  Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Ética e Educação (GEPEES), cadastrado no CNPq. E-mail: driellyadrean@yahoo.com.br.

Alonso Bezerra Carvalho, Universidade Estadual Paulista Unesp Assis e Marília

Alonso Bezerra de Carvalho: Doutor em Filosofia da Educação e Livre-Docente em Didática. Atualmente é professor do Departamento da Educação na Unesp/Assis e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp/Marília. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Ética e Educação (GEPEES), cadastrado no CNPq. E-mail: alonso.carvalho@unesp.br 

References

ABED. Associação Brasileira de Educação a Distância. Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil, 2016. Disponível em: <http://abed.org.br/censoead2016/Censo_EAD_2016_portugues.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2018.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. 2. ed. Tradução M. G. Kury. Brasília: Universidade de Brasília, 1992. (Trabalho original publicado em 384 – 322 a.c).

ARTEAGA, N. C. Educación en Valores retos y Experiencias. Havana: Acuario, 2015.

BOVET, P. Les conditions de l’ obligation de conscience. L’ Année Psychologique, v. 18, 1911.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 1 jan. 2017

______. (1996). Ministério da Educação. Lei n. 9.394. Estabelece as diretrizes e bases da educação Nacional. In: SILVA, C.S.B. da, MACHADO, L.M. (Orgs.) Nova LDB: trajetória para a cidadania? São Paulo: Arte e Ciência, p. 137-166, 1998.

CASTRO, C. de M. Escolas feias, escolas boas? Ensaio, Rio de Janeiro, v.7, n.25, p. 342- 354, out.-dez. 1999.

CUBA. Ministerio de las Relaciones Exteriores de la República de Cuba. Cuba: su historia, su cultura, su arquitectura. Havana, Cuba: MRE, 2005.

FREITAS, H. C. L. Formação de Professores na Escola Cubana: o processo nas séries iniciais. In: GOERGEN, P.; SAVIANI, D. (Orgs.) Formação de Professores: a experiência internacional sob o olhar brasileiro. Campinas, SP: Autores Associados; São Paulo: NUPES, 1998. p. 213-233.

GÓMES GUTIÉRREZ, L. I. La universalización de la educación superior pedagógica: impacto y proyecciones estratégicas sobre el sistema educacional cubano. Habana, Cuba: Ministerio de la Educación de la República de Cuba, 2006.

HOUAISS, A. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

KANT, E. Fundamentação da metafísica dos costumes. In: ______. Os pensadores. Tradução P. Quintela. São Paulo: Abril Cultural, 1980. v. 2. p. 101-162. (Obra original publicada em 1785).

KANT, E. Crítica da faculdade de juízo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008. (Obra original publicada em 1790)

HERNANDEZ, M. V. (org.). Sistema Educativo Nacional de Cuba. Capítulo 1. Educación y Sociedad. 1995. Disponível em: <http://www.oei.es>. Acesso em: 20 ago. 2017.

______. Sistema Educativo Nacional de Cuba. Capítulo 7. Educación Preescolar. 1995. Disponível em: <http://www.oei.es>. Acesso em: 20 ago. 2017.

KOHLBERG, L. Psicologia del desarrollo moral. Spain: Desclée de Bouwer, 1992.

LA TAILLE, Y. A importância da generosidade no início da gênese da moralidade na criança. Psicologia: Reflexão & Crítica, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 9-17, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000100003>. Acesso em: 10 fev. 2014.

______. Desenvolvimento humano: contribuições da psicologia moral. Psicologia USP, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 11-36, 2007.

______. Desenvolvimento moral: a polidez segundo as crianças. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 114, p. 89-119, 2001.

______. Para um estudo psicológico das virtudes morais. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 26, n. 1, p. 109-121, 2000.

______. O sentimento de vergonha e suas relações com a moralidade. Psicologia:, Reflexão e Crítica, 2002.

LIBANEO, J, C. A didática e as Tendências Pedagógicas. Série Ideias. São Paulo, FDE, 1991.

MARIÑO SÁNCHEZ, M. A.; SIERRA RICARDO, L.; LYVA SOLER, C. La Formación del profesor general integral: una experiencia de las universidades pedagógicas de Cuba. Anales del IV Congreso Internacional de Educación Superior – La universidad por un mundo mejor – Habana – Cuba, 2004.

MINED – Ministerio de Educación de Cuba, colectivo de autores de la Dirección Nacional de Primaria e Instituto Central de Ciencias Pedagógicas. Modelo de Escuela Primaria. Habana-Cuba, 2006.

MINED – Ministerio de Educación de Cuba, colectivo de autores de la Dirección Nacional de Secundaria Básica e Instituto Central de Ciencias Pedagógicas. Modelo de Escuela Secundaria Básica. Habana-Cuba, 2007.

OLIVEIRA, C. A. C. Geografia e ensino no Brasil e em Cuba: um estudo histórico-geográfico comparado. 2007. 267f. Tese (Doutorado em Geografia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

PIAGET, J. O juízo moral na criança. São Paulo: Summus, 1994. (Obra original publicada em 1932).

_______. Sabedoria e ilusões da filosofia São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Coleção Os Pensadores). (Obra original publicada em 1969).

VALE, L. G.; ALENCAR, H. M. A generosidade em contraposição à obediência à autoridade: juízos morais e crianças e adolescentes. In: ROSSETTI, C. B.; ORTEGA, A. C. (Orgs.). Cognição, afetividade e moralidade: estudos a partir do referencial teórico de Jean Piaget. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2012. p. 235-244.

Published

2018-12-20

How to Cite

Batista, D. A. A., & Carvalho, A. B. (2018). O curso de pedagogia em Cuba: um estudo voltado para os valores morais na educação infantil. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(27), 26–47. https://doi.org/10.26514/inter.v9i27.3223