O PIBID como terceiro espaço: elementos para formação de professores de ciências na profissão
Visualizações: 1495DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3441Keywords:
Constituição docente, Ensino de Ciências, Narrativas, Diário de bordoAbstract
Esta investigação teve como objetivo identificar compreensões e transformações necessárias para a formação inicial de professores de ciências pela constituição do terceiro espaço. A pesquisa qualitativa em Educação em Ciências permitiu a análise das narrativas escritas, nos diários de bordo de quatro futuras professoras, no segundo semestre de 2017, que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Ciências Biológicas de uma universidade federal do Rio Grande do Sul. Utilizamos a análise textual discursiva (ATD – MORAES; GALIAZZI, 2013) e as categorias a priori: práticas, profissão, pessoa, partilha e público, propostas por Nóvoa (2009). A análise permite afirmar a importância do PIBID, como terceiro espaço (ZEICHNER, 2010), propulsor da formação e constituição de um bom professor dentro da profissão, nas interações proporcionadas entre Universidade e Escolas de Educação Básica, com o uso do diário de bordo como instrumento de reflexão e tomada de consciência indispensável, neste processo formativo.References
CARR, W.; KEMMIS, S. Teoria crítica de la enseñanza: la investigación-acción en la formación del profesorado. Barcelona: Ediciones Martinez Roca, 1988. 245 p.
CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de Ciências: tendências e inovações. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011. 128p.
FELÍCIO, H. M. S. O PIBID como “terceiro espaço” de formação inicial de professores. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 42, p. 415-434, 2014. Disponível em:
<http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd99=issue&dd0=475>. Acesso em: 20 fev. 2018.
IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009. 118p.
WYZYKOWSKI, T.; FRISON, M. D. O trabalho pedagógico e sua relação com a constituição da memória: implicações no ser e no constituir-se professor. Interfaces da Educação, Paranaíba, v.6, n.18, p.44-66, 2015. Disponível em: <https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/766/906>. Acesso em: 21 fev. 2018.
MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p.191-211, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v9n2/04.pdf>. Acesso em: 29 dez. 2015.
NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. 95 p. Disponível em: . Acesso em: 30 jan. 2015.
____________. Pensar alunos, professores, escolas, políticas. Revista Educação, Cultura e Sociedade, Sinop, v. 2, n.2, p. 7-17, 2012. Disponível em: <http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/educacao/article/view/1004>. Acesso em: 10 jan. 2018.
PERRELLI, M. A. de S. et al. Narrativas do início da docência: uma investigação-formação com alunas concluintes de um curso de pedagogia. Interfaces da Educação, Paranaíba, v.4, n.10, p.35-46, 2013. Disponível em: <https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/544/509> Acesso em: 21 fev. 2018.
ZANON, L. B. Interações de licenciandos, formadores e professores na elaboração conceitual de prática: módulos triádicos na licenciatura de Química. 2003. 294 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós-graduação em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2003.
ZEICHNER, K. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Revista Educação, Santa Maria, v. 35, n. 3, p. 479-504, 2010. Disponível em:
<https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/2357> Acesso em: 10 jan. 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.