Narrador: mediador de leitura(s): análise de "Raul da ferrugem azul"

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Authors

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.3840

Keywords:

Leitura, Mediação, Narrativa literária.

Abstract

Este estudo insere-se no campo da leitura do texto literário e centraliza sua atenção na atuação do narrador, instância narrativa responsável pela condução da nossa leitura, por nos aproximar ou distanciar, nos mostrar ou esconder, nos envolver mais ou menos no mundo narrado. A partir da hipótese de que este ser de papel pode ser considerado mediador simbólico de leitura e com a intenção de contribuir para a prática pedagógica, pretendemos, a partir da análise de obra literária, averiguar a possibilidade de o narrador ser um mediador simbólico de leitura. O aporte teórico subsidia-se, especialmente, em Iser (1999; 1996), Larrosa (2003) e Candido (1995), no que diz respeito à leitura literária; Genette (s/d); Benjamin (2007), ao estudo do narrador; e Vygostsky (1989), da mediação. Após leitura e levantamento dos elementos que compõem a obra, direcionamos nosso olhar para a história e para o seu discurso, especialmente para a atuação do narrador com vistas ao narratário. Com base nas análises, consideramos que o narrador é também mediador simbólico no processo de leitura, desde que: a) manifeste profundo conhecimento sobre o narrado e seja, portanto, um sábio; b) leve em consideração o universo de expectativa do leitor; e c) desafie o leitor.

Author Biographies

Flávia Brocchetto Ramos, Professora na Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Letras PUCRS

Pesquisador CNPq

Professora na Universidade de Caxias do Sul

Lovani Volmer, Professora na Universidade FEEVALE

Doutor em Letras pela UCSProfessora na Universidade FEEVALE

Luciane Ferreira, Professora na Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Letras pela UFRGS.

Professora na curso de Letras na UCS e no PPGTUR.

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Published

2020-07-17

How to Cite

Ramos, F. B., Volmer, L., & Ferreira, L. (2020). Narrador: mediador de leitura(s): análise de "Raul da ferrugem azul". INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 10(30), 151–175. https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.3840