Formação docente e o ensino de Libras por meio de redes sociais
Visualizações: 1845DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4153Keywords:
formação docente, rede social, Facebook, LibrasAbstract
O objetivo da pesquisa foi compreender como, a partir das interações por meio da rede social Facebook, os docentes discutem o ensino da Língua Brasileira de Sinais para o aperfeiçoamento da sua prática educativa inclusiva. Para embasar teoricamente foram usados os autores Vasconcellos; Pimentel; Nóvoa; Moran; Baranauska; Martins; Valente; Prado; Almeida; Goldfeld; Masetto e Behrens . A metodologia de pesquisa foi qualitativa envolvendo 32 docentes cursistas de um curso de extensão de Libras e o formador. Para a coleta de dados foram utilizados documentos das interações dos participantes na rede social Facebook. A análise dos resultados foi realizada a partir da leitura flutuante dos dados e o cruzamento entre a teoria, gerando a organização dos dados em dois eixos, a saber: eixo 1: Libras e o nível fonológico e eixo 2: Libras e o bilinguismo. Os resultados evidenciaram a aprendizagem colaborativa entre os envolvidos no curso de formação, despertando em cada um dos participantes o interesse em transformar sua prática pedagógica, tornando-a mais inclusiva. A experiência obtida por meio desta pesquisa, permitiu-nos concluir, que é realmente possível propor uma formação aos professores em Libras usando a rede social como espaço formativo.
References
BARANAUSKAS, M. C. C.; MARTINS, M. C.; VALENTE, J. A. (Orgs). Codesign de redes digitais: tecnologia e educação a serviço da inclusão social. Porto Alegre: Penso, 2013.
GOLDFELD, M.. A criança surda: Linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista. 2. ed. São Paulo: Plexus, 2002.
MINAYO, M. C. S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. p.9-29.
MORAN, J. M. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.
NÓVOA, A. História da profissão docente: desafios para a pesquisa. Palestra proferida na PUC – Rio em 25 de agosto de 1998.
PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
PIMENTEL, M. G.. O professor em construção. 3. ed.. Campinas, SP: Papirus, 1996.
QUADROS, Ronice Muller de & KARNOPP, Lodenir. Língua de sinais brasileira: estudos lingüísticos. Porto Alegre: Porto Artmed, 2004
VALENTE, J. A.; PRADO, M. E. B.; ALMEIDA, M. E. B. (Orgs.). Educação a distância via Internet. São Paulo: Avercamp, 2003.
VASCONCELLOS, C. dos S. Para onde vai o Professor? Resgate do Professor como Sujeito de Transformação. São Paulo: Libertad, 1996.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.