A função da escola na sociedade contemporânea: concepções de uma professora da educação básica

Visualizações: 4438

Authors

  • Lucy Aparecida Gutiérrez de Alcântara Centro Universitário UNIVATES
  • Marli Teresinha Quartieri Centro Universitário UNIVATES
  • Suzana Feldens Schwertner Centro Universitário UNIVATES
  • Rogério José Schuck Centro Universitário UNIVATES
  • Maria Madalena Dullius Centro Universitário UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v6i16.433

Keywords:

Função da Escola. Mudança. Formação de Professor. Projeto de Pesquisa. Tecnologia.

Abstract

O presente trabalho expressa algumas considerações acerca da função da escola na contemporaneidade. Neste sentido, busca observar os efeitos das mudanças que estão ocorrendo na sociedade, ocasionando a alteração do papel do professor, exigindo formação e reflexão na sua prática pedagógica. Como instrumento de coleta de dados, foi realizada uma entrevista com uma professora da Educação Básica do Estado do Rio Grande do Sul, gravada e transcrita. As respostas indicam a necessidade de formação dos docentes para a integração das tecnologias nas aulas e a presença da família na vida escolar do aluno, bem como um ensino focado em projetos ou pesquisas com abordagem interdisciplinar.

 

 

Palavras-chave: Função da Escola. Mudança. Formação de Professor. Projeto de Pesquisa. Tecnologia.

Author Biographies

Lucy Aparecida Gutiérrez de Alcântara, Centro Universitário UNIVATES

Graduada em Matemática, especialista em Avaliação, mestranda do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino no Centro Universitário UNIVATES e Professora no IFMT - Campus Juína.

Marli Teresinha Quartieri, Centro Universitário UNIVATES

Doutora em Educação (UNISINOS) e docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino do Centro Universitário UNIVATES.

Suzana Feldens Schwertner, Centro Universitário UNIVATES

Doutora em Educação (UFRGS) e Docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino do Centro Universitário UNIVATES.

Rogério José Schuck, Centro Universitário UNIVATES

Doutor em Filosofia (PUCRS)  e docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino do Centro Universitário UNIVATES.

Maria Madalena Dullius, Centro Universitário UNIVATES

Doutora em Ensino De Ciências (Universidade de Burgos Espanha) e docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em esino do Centro Universitário UNIVATES.

Published

2015-06-02

How to Cite

Gutiérrez de Alcântara, L. A., Quartieri, M. T., Feldens Schwertner, S., Schuck, R. J., & Dullius, M. M. (2015). A função da escola na sociedade contemporânea: concepções de uma professora da educação básica. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 6(16), 118–133. https://doi.org/10.26514/inter.v6i16.433

Most read articles by the same author(s)