A ARTE COMO POTENCIALIDADE NA PRÁTICA DO EDUCADOR SOCIAL
Visualizações: 1558DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4441Keywords:
Educação. Educação Preventiva Integral. Infância. Adolescência. Práticas artísticas.Abstract
O estudo objetiva identificar a relevância da arte para as práticas do educador social na infância e adolescência. Salientando a arte como possibilidade de expressão e aprendizagem e a prática da Educação Preventiva Integral, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo e exploratório, com coleta de dados a partir da observação participante. Participaram do estudo duas educadoras sociais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de um município da região metropolitana de Curitiba/Paraná - Brasil. Para a análise e discussão dos dados, embasou-se na Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (BRONFENBRENNER, 2011) e nos estudos de Stoltz (2011) e Vygotsky (1995; 1996; 1999). Destaca-se que a arte possibilita práticas humanizadoras ao educador social e ao educando, possibilitando expressão de sentimentos, interesses e potencialidades; relaciona memórias com realidades experienciadas; expande movimentos culturais, técnicas e estilos de desenho e pintura, bem como exploração dos contextos em que estão inseridos. Há incentivo à criatividade, imaginação, relações sociais e reflexão na condição de seres humanos. Instiga o empoderamento e a autoeducação, auxiliando no seu desenvolvimento e contribuindo concretamente para as possibilidades de qualidade de vida e a garantia dos direitos fundamentais.
References
AUTOR. Diálogos em Prática de Pesquisa: família, escola e sociedade. Curitiba: CRV, 2019.
_____. O educador social e o pedagogo escolar na prevenção do abuso de drogas na adolescência. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação. Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2017.
BRASIL. Lei Federal no 8069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança
e do Adolescente e dá outras providências. Distrito Federal, 1996.
_____. Ministério da Saúde. Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar – Pense 2012. In:
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Rio de Janeiro: IBGE, 2013.
. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria Nacional de Assistência Social. Instrução Operacional nº 01 SNAS/MDS. Brasília, 2014.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues; BORGES, Maristela Correa. A pesquisa participante: um
momento da educação popular. Revista de Educação Popular, Uberlância, v. 06, 51-62,
jan/dez, 2007.
BRONFENBRENNER, Urie. Bioecololgia do Desenvolvimento Humano: tornando os seres humanos mais humanos. Porto Alegre: Artmed, 2011.
DINIZ, Eva; KOLLER, Silvia Helena. O afeto como processo do desenvolvimento ecológico. Educar em Revista. Curitiba. n. 36, p. 65-76, 2010.
FERREIRA, Bruno Martins; ZANOTTO, Luana Zanotto; ALVES, Fernando Donizete. Humanizar-se como processo educativo em missões populares de uma entidade filantrópica. Interfaces da Educação, Paranaíba, v.8, n.24, p. 08-36, 2017.
FERREIRA, Luciene Braz.; TORRECILHA, Nara; MACHADO, Samara Haddad Simões.
Técnica de Observação em Estudos de Administração. Encontro Nacional de Pesquisa em Administração - XXXVI EnANPAD. Rio de Janeiro, 2012.
GOHN, Maria da Gloria. Educação não-formal, educador (a) social e projetos sociais de inclusão social. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 28-43, jan./abr. 2009.
LIMA, Maria Aliece Dias da Silva; ALMEIDA, Maria Cecília Piantel de; LIMA, Cristiane
Couduro. A utilização da observação participante e da entrevista semi-estruturada na
pesquisa em enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 20, n. esp, p.
-142, 1999.
SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2013.
STOLTZ, Tânia. As perspectivas construtivista e histórico-cultural na educação escolar. 3a ed. Curitiba, Ibpex: 2011.
VYGOTSKY. Lev Semenóvich. Desarrollo de lós Intereses em La edad de Transición. In:
________. Obras Escogidas Tomo IV. Madrid: Centro de
Publicaciones Del Vysor Aprendizaje y Ministerio de Cultura Y Ciencia, 1996. cap. 9.
________. Psicologia da Arte. São Paulo: Fontes, 1999.
WEIHMULLER, Valentina Carranza; SIQUEIRA, Vera Helena Ferraz de, SILVA, Andrea Costa da. Hip hop, resistência e subjetivação: analisando rimas no marco de rodas culturais em uma favela carioca. Interfaces da Educação, Paranaíba, v.9, n. 25, p. 203- 227, 2018.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.