O processo de aprendizagem na educação on-line para a configuração do espaço híbrido
Visualizações: 1428DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4450Keywords:
Processo de aprendizagem, Espaço híbrido, Educação on-line.Abstract
O desenvolvimento e a socialização das tecnologias digitais (TDs) provocam a configuração de espaços digitais virtuais, segundo Backes (2007; 2011; 2013; 2015), nos espaços geograficamente localizados, rompendo fronteiras e configurando espaços híbridos, conforme Latour (1991) e Santos (2008). Assim, emerge a questão: Como se desenvolve o processo de aprendizagem na educação online para a configuração do espaço híbrido? A reflexão ocorre na pesquisa “Os Espaços Híbridos nos Processos de Ensinar e de Aprender: A presença e a copresença no viver e conviver” e por meio do Estudo de Caso sobre disciplinas da modalidade EaD na Universidade La Salle - Canoas, com natureza exploratória e abordagem qualitativa. O processo de aprendizagem é analisado a partir da presença dos estudantes manifestada nos registros das atividades, por meio das unidades de análise: ação (presença), perturbação, interação, legitimação do outro, configuração do espaço híbrido e superação (significado no cotidiano). Os resultados evidenciam a importância da problematização dos conhecimentos como potencializadora do processo de interação. No compartilhamento dos registros é fundamental a legitimidade dos estudantes para a configuração do espaço híbrido, em uma convivência que é própria e particular a cada grupo.
References
BACKES, L. 2007. A Formação do Educador em Mundos Virtuais: Uma investigação sobre os processos de autonomia e de autoria. 186 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, São Leopoldo – Brasil).
BACKES, L. 2011. A Configuração do Espaço de Convivência Digital Virtual: A cultura emergente no processo de formação do educador. 362 p. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, São Leopoldo, Brasil – cotutela em Science de l’Education, Université Lumière Lyon 2, Lyon, France.
BACKES, L. 2013. Hibridismo tecnológico digital: configuração dos espaços digitais virtuais de convivência. In: III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e E-Learning. Lisboa, Portugal.
BACKES, L. 2015. O Hibridismo Tecnológico Digital na configuração do espaço digital virtual de convivência: formação do educador. Inter Ação, vol. 40 n. 3. Goiânia, Set - Dez, 2015, p. 435 - 456. Disponível em <http://dx.doi.org/10.5216/ia.v40i3.35419>
BACKES, L.; SCHLEMMER, E. 2014. O Processo de Aprendizagem em Metaverso: Formação para emancipação digital. Desenvolve Revista de Gestão do Unilasalle, v. 3, p. 47-64. Disponível em <https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/desenvolve/article/view/1387/1031>
BACKES, L.; SCHLEMMER, E.; RATTO, C. G. 2017. A convivência de natureza digital virtual nas tribos: formação na perspectiva do hibridismo tecnológico digital. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, p. 1194-1216. Disponível em <https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.2.9881>
BARDIN, L. 2011. Análise de Conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70.
BECKER, F. 2012. Educação e construção do conhecimento. 2. ed. Porto Alegre: Penso.
HESSEN, J. 2003 Teoria do conhecimento. São Paulo: Martins Fontes.
LATOUR B. 1991. Jamais fomos modernos. São Paulo: Editora 34.
LÉVY, J. LUSSAULT, M. 2003. Dictionnaire de la géographie et de l'espace des sociétés. Paris: Belin.
LÉVY, P. 1996. O Que é Virtual? São Paulo: Editora 34.
LOMBARD, M.; DITTON, T. 1997. At the heart of it all: The concept of presence. Journal of Computer Mediated-Communication, v 3, Issue 2, 1 September, JCMC321. Disponível em: <https://doi.org/10.1111/j.1083-6101.1997.tb00072.x>
MAFFESOLI, M. 2012. O tempo retorna: Formas elementares da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Forense Universitária.
MATURANA, H. R.1993a. Uma nova concepção de aprendizagem. Dois Pontos, Belo Horizonte, v. 2, n.15 (jan./jul. 1993) p. 28-35.
MATURANA, H. R.1993b. As bases biológicas do aprendizado. Dois Pontos, Belo Horizonte, v. 2, n.16, p. 64-70, ago./dez.
MATURANA, H. R.1999. Transformación em la Convivência. Santiago de Chile: Dólmen Ediciones, 1999.
MATURANA, H. R. 2002. A Ontologia da Realidade. Belo Horizonte: Editora UFMG.
MATURANA, H. R.; VARELA, F. J. 1997. De máquinas e seres vivos: Autopoieses - a organização do vivo. 3 ed. Porto Alegre: Artes Médicas.
MATURANA, H. R.; VARELA, F. J. 2001. A árvore do Conhecimento: As bases biológicas da compreensão humana. 2. ed. São Paulo: Palas Athena.
MORAES, M. C. 2004. O paradigma educacional emergente. 10.ed. Campinas, SP: Papirus, 2004.
SANTOS, B. S. 2004. Um discurso sobre as ciências. 2.ed. São Paulo: Cortez.
SANTOS, E. O.; WEBER, A. 2014. Diários online, cibercultura e pesquisa-formação multirreferencial. In: Edméa Santos. (Org.). Diário Online: dispositivo multirreferencial de pesquisa-formação na cibercultura. 1ed. Santo Tirso: Whitebooks, v. 1, p. 13-31.
SANTOS, E. O.; SILVA, M. 2009. O desenho didático interativo na educação online. Revista Iberoamericana de Educación (Online), v. 49, p. 267-287.
SANTOS, E. O. 2009. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Anais... Braga: Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho.
SANTOS, M. 1980. Por uma geografia nova. Da crítica da Geografia a uma Geografia crítica. São Paulo: Editora Hucitec.
SANTOS, M. 2008. A natureza do espaço: Técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo.
SANTOS, M. 2014. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da geografia. 6. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo.
SCHLEMMER, E.; BACKES, L.; ROCCA, F. L. 2016. L’Espace de coexistence hybride, multimodal, pervasif et ubiquitaire: Le quotidien de l’éducation à la citoyenneté. Educação UNISINOS (ONLINE), v. 20, p. 299-308. Disponível em <https://doi.org/10.4013/edu.2016.203.03>
SILVA, M. 2014. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quarter.
TREIN, D. 2010. Educação Online em Metaverso: A mediação pedagógica por meio da telepresença e da presença digital virtual via avatar em Mundos Digitais Virtuais em 3 Dimensões. 224 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, São Leopoldo – Brasil).
YIN, R.K. 2005. Estudo de caso: Planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.