O processo de aprendizagem na educação on-line para a configuração do espaço híbrido

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4450

Palabras clave:

Processo de aprendizagem, Espaço híbrido, Educação on-line.

Resumen

O desenvolvimento e a socialização das tecnologias digitais (TDs) provocam a configuração de espaços digitais virtuais, segundo Backes (2007; 2011; 2013; 2015), nos espaços geograficamente localizados, rompendo fronteiras e configurando espaços híbridos, conforme Latour (1991) e Santos (2008). Assim, emerge a questão: Como se desenvolve o processo de aprendizagem na educação online para a configuração do espaço híbrido? A reflexão ocorre na pesquisa “Os Espaços Híbridos nos Processos de Ensinar e de Aprender: A presença e a copresença no viver e conviver” e por meio do Estudo de Caso sobre disciplinas da modalidade EaD na Universidade La Salle - Canoas, com natureza exploratória e abordagem qualitativa. O processo de aprendizagem é analisado a partir da presença dos estudantes manifestada nos registros das atividades, por meio das unidades de análise: ação (presença), perturbação, interação, legitimação do outro, configuração do espaço híbrido e superação (significado no cotidiano). Os resultados evidenciam a importância da problematização dos conhecimentos como potencializadora do processo de interação. No compartilhamento dos registros é fundamental a legitimidade dos estudantes para a configuração do espaço híbrido, em uma convivência que é própria e particular a cada grupo.

Biografía del autor/a

Luciana Backes, Universidade La Salle - Canoas

Possui graduação em Pedagogia Habilitação Magistério e Séries Iniciais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), especialização em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011) e Sciences de lEducation pela Université Lumière Lyon 2 (2011). Bolsa de Estágio Pós-Doutoral no Exterior CAPES, na lUniversité Paris Descartes Paris V - Sorbonne (2013-2014). Professora titular da Universidade La Salle - Canoas, Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de ensino e de aprendizagem, construção do conhecimento, formação do educador, práticas pedagógicas, educação on-line, ambiente virtual de aprendizagem, metaverso, hibridismo tecnológico digital, Espaço de Convivência Digital Virtual - ECODI, comunidades virtuais de aprendizagem, processo de autonomia, processo de autoria, dimensões do acoplamento estrutural, cultura emergente. Líder do Grupo de Pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade COTEDIC UNILASALLE/CNPq. Pesquisadora visitante ao Laboratoire Sciences, Société, Historicité, Education, Pratiques (S2HEP) Université Claude Bernard Lyon 1.

Renati Fronza Chitolina, Universidade La Salle - Canoas

Graduada em Ciências Biológicas (LP/B) pela Universidade de Passo Fundo (UPF, 2007). Especialista em Ciências Ambientais e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI, 2009). Mestre em Ensino Científico e Tecnológico de Ciências pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI, 2014). Doutoranda em Educação no PPG do UNILASALLE de Canoas (2016) na Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. Integrante do Grupo de Pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade (COTEDIC) da UNILASALLE, Canoas. Atua como professora de Informática na Educação no curso de Pedagogia da Faculdade Três de Maio (SETREM). Pesquisa o uso da Robótica e das Tecnologias da Informação e Comunicação na construção do conhecimento. Atuou como coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Três de Maio (SETREM). Atualmente é Coordenadora Pedagógica (NAP) e Coordenadora de Inovação Pedagógica institucional.

Eduardo Lorini Carneiro, Universidade La Salle - Canoas

Mestre em Educação pela Universidade La Salle (2019) e Especialista em Ensino de Sociologia para Professores do Ensino Médio pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Possui graduação em Geografia (Licenciatura, em 2010, e Bacharelado, em 2012) pela Universidade Luterana do Brasil. Trabalha como assessor pedagógico na Greta Consultoria no acompanhamento de projetos na educação básica e formações de tecnologia para estudantes e professores. Atua na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação e é membro do grupo de pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade da Universidade La Salle (COTEDIC UNILASALLE/CNPq) desde 2017. Tem experiência na área de educação, em gamificação, geoprocessamento, cartografia e sensoriamento remoto. Pesquisa sobre educação, geografia, paisagem, espaço geográfico, espaços digitais virtuais, gamificação e aprendizagem baseada em jogos digitais.

Citas

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Publicado

2020-09-08

Cómo citar

Backes, L., Chitolina, R. F., & Carneiro, E. L. (2020). O processo de aprendizagem na educação on-line para a configuração do espaço híbrido. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(32), 542–570. https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4450

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