Educação do Campo na Universidade: realidades e desafios socioeducacionais dos camponeses
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https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4522Abstract
A temática da Licenciatura em Educação do Campo (Ledoc) aparece na universidade pública como uma política educacional historicamente reivindicada pelos movimentos sociais camponeses que advogam em favor da formação de educadores com habilidades específicas para atuarem nos vários contextos formativos do campo, considerando as realidades camponesas. Esse estudo, tem como objetivo apresentar algumas singularidades socioeducacionais dos discentes da Ledoc matriculados na Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), mais especificamente os ingressos no interstício de 2014 a 2018 – visando problematizar as realidades socioculturais campesinas diante de um universo científico-acadêmico excludente e elitista, que ainda hegemoniza a centralidade da universidade. Com relação ao método da pesquisa e análise dos dados, foram utilizados uma abordagem qualiquantitativa, com pesquisa tipo participativa. Concluímos afirmando que o logo processo de negação do direto à educação aos camponeses pelo Estado coloca a necessidade de democratização da universidade por meio da constituição de uma cultura acadêmica que considere as especificidades socioculturais campesinas na superação das desigualdades educacionais, na redução do analfabetismo no campo e na ampliação da oferta no acesso ao ensino superior.
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