Espectadores experientes, sujeitos autônomos: a mediação teatral como forma de construir conhecimento e de estar com o mundo

Visualizações: 276

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4547

Keywords:

Teatro, Educação, Mediação teatral, Autonomia

Abstract

Neste artigo, um projeto de mediação teatral realizado junto a um grupo de estudantes de escola pública é tomado como objeto de análise. No projeto “Jovens Formadores para Novos Espectadores” os participantes vivenciaram experiências em teatro em oficinas práticas semanais e assistiram a espetáculos teatrais. Além disso, o grupo mediou o contato de moradoras do seu bairro com o fazer teatral por meio do oferecimento de aulas abertas à comunidade, ocasiões em que assumiram o papel de orientadores das atividades. Fazer, assistir e mediar teatro foram as atitudes propostas pelo projeto que contou com o referencial teórico da pedagogia do teatro - Desgranges (2010) e Wendell (2011). A perspectiva da emancipação intelectual de Rancière (2012) foi aliada na análise do processo, bem como a produção de Freire (2015) versando sobre uma pedagogia da autonomia. O saber relacionado à experiência, na concepção de Larrosa Bondía (2002), foi referencial tomado como motivador da proposta educativa, vislumbrada pela ótica da ação cultural de Teixeira Coelho (2001). Ao final do projeto, conseguiu-se perceber um incremento na autonomia dos participantes que se transformaram em sujeitos na construção de seu conhecimento em teatro, mostrando-se cada vez mais conscientes de seu estar com o mundo.

Author Biography

William Fernandes Molina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor de Teatro no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/UFRGS). Licenciado em Teatro, Mestre em Artes Cênicas e Doutorando em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAC/UFRGS).

References

BARROS, José Márcio. Mediação, formação e educação: duas aproximações e algumas proposições. Revista Observatório Itaú Cultural, São Paulo, n.15, p. 10-16, dez/13-maio/14, 2013. Disponível em: < http://d3nv1jy4u7zmsc.cloudfront.net/wp-content/uploads/2014/01/Revista_observatorio_15_ISSUU-1.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2020.

DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do espectador. São Paulo: Hucitec, 2010.

______. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 51ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

HOUAISS, Antônio. Grande dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista brasileira de educação, Belo Horizonte, p. 20-28, n. 19, jan./abr. 2002.

PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros. Mediação artística, uma tessitura em processo. Urdimento, Florianópolis, N.17, p. 113-121, set. 2011.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

______. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2010.

TEIXEIRA COELHO, José. O que é ação cultural? São Paulo: Brasiliense, 2001.

VIDOR, Heloise Baurich. De como D. Quixote enfrentou os monstruosos moinhos: a mediação teatral e a escola na perspectiva da ação cultural. Sala Preta, São Paulo, vol. 12, n. 1, p. 78-87, jun. 2012.

WENDELL, Ney. A mediação teatral na formação de público: o projeto Cuida bem de mim na Bahia e as experiências artístico-pedagógicas nas instituições culturais do Québec. Salvador: UFBA, 2011. 230. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011.

______. Estratégias de mediação cultural para a formação do público. Salvador: 2013, 50p. Disponível em:<http://pt.scribd.com/doc/249715974/Estrategias-de-Mediacao-Cultural-Ney-Wendell-8-9#scribd>. Acesso em: 22 mar. 2020.

Published

2023-06-14

How to Cite

Molina, W. F. (2023). Espectadores experientes, sujeitos autônomos: a mediação teatral como forma de construir conhecimento e de estar com o mundo. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(39). https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4547