Modelos de Gestão Escolar: Aproximações entre Brasil, Chile, Equador e México

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Authors

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4569

Keywords:

Gestão educacional, Modelos de gestão, Indicadores, Estándares

Abstract

O presente artigo apresenta aproximações entre os indicadores de qualidade presentes nos modelos de gestão educacional do Brasil, Chile, Equador e México. Para isso realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental de caráter qualitativo. No que se refere aos artigos, dissertações e teses utilizados nesta pesquisa foram retirados das plataformas Banco de Teses e Dissertações da CAPES e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). O resultado do nosso trabalho apresentou aproximação de seis indicadores entre os diferentes países, a saber:  Planejamento didático coletivo; Diretores e professores qualificados; Estrutura/Infraestrutura; Trabalho Conjunto; Apoio acadêmico a estudantes em maiores dificuldades; e Aprendizagem. Entendemos que a qualidade da gestão de uma boa escola está alicerçada na qualidade dos docentes, do planejamento pedagógico, de estrutura e infraestrutura, bem como a gestão colaborativa. Concluímos para a importância da atração, valorização  e fidelização dos bons colaboradores, que estão envolvidos e engajados no desempenho da instituição como um todo.

Author Biographies

Aureo Kerbes, Universidade La Salle

Mestre em Educação pela Universidade La Salle de Canoas. Especialista em Orientação Educacional, Supervisão Escolar e Administração Escolar pela Universidade Cândido Mendes/RJ. Atualmente é diretor no Colégio La Salle Canoas. Integrante do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional em Diferentes Contextos. ORCID: https://orcid.org/000-0002-5165-4659

Louise de Quadros da Silva, Universidade La Salle

Mestra em Educação na Universidade La Salle Canoas. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos da Universidade La Salle.

Paulo Fossatti, Universidade La Salle

Doutor em Educação. Reitor da Universidade La Salle, Canoas/RS e docente do PPG Educação desta
universidade. Líder do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos.

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Published

2023-06-14

How to Cite

Kerbes, A., Silva, L. de Q. da, & Fossatti, P. (2023). Modelos de Gestão Escolar: Aproximações entre Brasil, Chile, Equador e México. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(39). https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4569