A percepção do preconceito e da discriminação racial no ambiente escolar
Visualizações: 1719Abstract
O artigo expõe os resultados finais de pesquisa realizada em escolas públicas municipais de Campo Grande e Dourados, municípios localizados no Mato Grosso do Sul sobre os desafios epistemológicos para a inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no currículo escolar com a implementação das Leis n.10.639/2003 e 11.645/2008. Aponta as dificuldades da escola para atender esses preceitos normativos e a identificação do preconceito e da discriminação racial no cotidiano escolar. Participaram da pesquisa os professores do primeiro ao nono ano do ensino fundamental, os gestores escolares e os coordenadores pedagógicos.A pesquisa utilizou análise documental, entrevistas, questionário e observações. Os resultados da pesquisa apontaram que essas legislações requerem paradigmas outros para se pensar a diferença étnico-racial ou continuará reforçando os processos coloniais que inferiorizam e subalternizam a diferença negra e indígena.
Palavras-chave: Educação. Relações étnico-raciais. Discriminação racial.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.