POR ENTRE O SILENCIAMENTO E O PROTAGONISMO: UM OLHAR SOBRE OS ESTUDANTES TIKUNA DA ESCOLA DIFERENCIADA WOTCHIMAÜCÜ EM MANAUS
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https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4655Keywords:
Comunidade Wotchimaücü. Escola Diferenciada. Estudantes Tikuna.Abstract
O presente trabalho resulta de análise qualitativa realizada a partir de pesquisa de campo na escola diferenciada Tikuna, da Comunidade Wotchimaücü em Manaus. Objetivou-se analisar os impacto ou repercussões das práticas educativas ali empreendidas no processo de afirmação ou ressignificação da identidade étnica de seus estudantes junto à sociedade circundante, especialmente nas escolas formais em que estudam, buscando compreender como se dão tais processos e o papel das escolas formais nesse construto. O estudo aponta que as práticas educativas diferenciadas vêm contribuindo, mesmo com dificuldades, no processo de conhecimento dos saberes tradicionais pertinentes à cultura do povo Tikuna. Os estudantes apresentam posicionamentos divergentes em relação à questão da afirmação ou autoidentificação de sua identidade étnica nas escolas em que estudam. Alguns afirmam sua identidade étnica, outros a silenciam, numa estratégia de invisibilidade sociocultural. Constatou-se que as escolas formais ainda não concretizam práticas interculturais que promovam o respeito pelas diferenças, a alteridade e a valorização das culturas subalternas e do contexto amazônico, contribuindo para o silenciamento e invisibilidade cultural dos estudantes Tikuna que participam de seu processo educativo. Entretanto, entre o silenciamento e o protagonismo, tais estudantes tem buscado na escola diferenciada a resistência necessária para existir na cidade.
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