O canto das sereias: a proposta do ensino médio politécnico no Rio Grande do Sul como política pública de educação
Visualizações: 629Keywords:
Ensino Médio Politécnico. Metodologias Ativas. Pesquisa. Políticas Públicas. Aprendizagem baseada em Problemas.Abstract
Este texto, oriundo da disciplina “Seminário sobre Políticas Públicas”, do Curso de Mestrado em Ensino, do Centro Universitário UNIVATES, Lajeado/RS - Brasil, e traz algumas discussões ocorridas em sala de aula, a partir da metodologia de aprendizagens baseada em problemas – ABP. A pergunta norteadora foi: “Quais os desafios enfrentados pela educação no que se refere à qualidade e à aplicabilidade das políticas públicas no Brasil?”. O trabalho ocorreu a partir de Metodologias Ativas (BERBEL, 2011; ENERMARK e KJAERSDAM, 2009), e provocou reflexões acerca de uma política local do Estado do Rio Grande do Sul a respeito do Ensino Médio Politécnico. Como resultados, salientamos que a utilização da pesquisa no Ensino Médio é de grande valia para resolução de problemas postos por meio de projetos de pesquisa, porém, para que se obtenha êxito nesta proposta, é preciso que os professores tenham a vivência e a formação também como pesquisadores.
Palavras-chave: Ensino Médio Politécnico. Metodologias Ativas. Pesquisa. Políticas Públicas. Aprendizagem baseada em Problemas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.