Formação Continuada: conhecimentos profissionais de um grupo de professores referente à conservação da área de figuras planas

Visualizações: 458

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4799

Keywords:

Ensino de conservação de área. Formação Continuada de Professores. Professores que lecionam Matemática para os anos iniciais.

Abstract

O objetivo deste estudo é apresentar uma análise dos conhecimentos de conservação de área e seu ensino apresentados por 30 professores que lecionam Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental durante sua participação em um processo formativo. Para a análise dos dados, foram utilizados estudos que discutem questões ligadas aos conhecimentos do professor para o ensino e investigações que analisam a temática conservação de área de figuras planas. A análise mostrou que os professores ampliaram a base de conhecimentos para a docência da ideia de conservação de área, especialmente em relação ao reconhecimento da necessidade de oferecer vivência aos estudantes que lhes permitam refletir mais sobre a invariância da área. Os dados aqui apresentados mostram a importância de ações formativas que propiciem aos participantes experienciar situações de aprendizagem que envolvam conceitos que irão ensinar, mas também lhes ofereça o contato com resultados de pesquisa sobre o tema.

Author Biographies

Angelica da Fontoura Garcia Silva, Universidade Anhanguera de São Paulo

Professora do programa de pós graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo, doutora pela em Educação Matemática pela PUC_ SP e mestre em História política e Sociedade pela PUC_ SP

Jacqueline de Melo Gomes, FAMASUL

Doutora em Educação Matemática pelo Universidade Anhanguera de São Paulo. Trabalha hoje na Faculdade de formação de professores da Mata Sul- FAMASUL

References

BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content knowledge for teaching. What makes it special? Journal of Teacher Education, v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008.

BALTAR, P. M. Enseignement et apprentissage de la notion d'Ari de surface planes: une étude de l’acquisition des relations entre les longueurs et les aires au colite. 1996. Thèse (Doctorat d'État en Didactique des Mathématiques) – Université Joseph Fourier, Grenoble, 1996.

CARPENTER, T. P., LEWIS, R. The development of the concept of a standard unit of measure in young students. Journal for Research in Mathematics Education, 7, 53 –58. 1976.

CLEMENTS, D. H., STEPHAN, M. Measurement in pre-K to grade 2 mathematics. In D. H. Clements & J. Sarama (Eds.), Engaging young children in mathematics (pp. 299–317). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates. 2004.

CHIUMMO, A. O conceito de área de figuras planas: capacitação para professores do ensino fundamental. 1998. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1998.

DOUADY, R.; PERRIN-GLORIAN, M. J. Un processus d’apprentissage du concept d’aire de surface plane. Educational Studies in Mathematics, v. 20, n. 4, p. 387-424, 1989.

GOMES, J.M.G. Um processo formativo de professores de matemática: (re)significação de conhecimentos para o ensino de área e perímetro nos anos iniciais do ensino fundamental

Tese (Doutorado) – Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2018.

KAMII, C.; KYSH, J. The difficulty of “length×width”: Is a square the unit of measurement? Journal of Mathematical Behavior, v. 25, p. 105-115, 2006.

PIAGET, J., INHELDER, B., SZEMINSKA, A. (1960). Criança ' concepção de geometria s . Londres: Routledge e Kegan Paul

PIRES, C. M. C.; CURI, E.; CAMPOS, M. M. Espaço e forma: a construção de noções geométricas pelas crianças das quatro séries iniciais do Ensino Fundamental. São Paulo: PROEM, 2000.

SERRAZINA, M. de L. M. Conhecimento matemático para ensinar: papel da planificação e da reflexão na formação de professores. Revista Eletrônica de Educação, UFSCar, São Carlos, SP, v. 6, n. 1, p. 266-283, maio 2012.

TARDIF, Maurice. Saberes docente e formação profissional. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

Published

2021-06-18

How to Cite

Garcia Silva, A. da F., & Gomes, J. de M. (2021). Formação Continuada: conhecimentos profissionais de um grupo de professores referente à conservação da área de figuras planas. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(34), 342–359. https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4799

Most read articles by the same author(s)