Homofobia e sexualidade: a agressividade do “palavrão” como forma de manifestação do bullying no ambiente escolar
Visualizações: 1362Keywords:
bullying, homofobia, escolaAbstract
O objetivo deste artigo é fazer uma discussão acerca da pesquisa das ocorrências de bullying relacionadas aos “palavrões” na escola Arlindo Andrade Gomes. A ideia central é verificar os tipos de palavrões mais conhecidos e utilizados por alunos com o objetivo de ofender, provocar, inferiorizar e identificar homossexuais. Para a realização da pesquisa, foram utilizados trabalho de campo, entrevistas com membros da comunidade escolar e realização de oficinas. A principal ocorrência de palavrões é através de brincadeiras entre amigos, mas implicitamente, a idéia da homofobia está presente nestas brincadeiras. O cunho homofóbico dos palavrões é identificado pelo significado destes, o qual se refere a expressões também utilizadas nas práticas de bullying. Mesmo que a utilização do termo seja para alguma brincadeira, é reproduzida a idéia da homossexualidade como algo ruim, também utilizando para este fim, palavrões que inferiorizam comportamentos dados como femininos, sendo os palavrões empregados para ofender tanto homossexuais quanto heterossexuais.
Palavras-chave: bullying. homophobia. escolar.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.