Homofobia e sexualidade: a agressividade do “palavrão” como forma de manifestação do bullying no ambiente escolar

Visualizações: 1362

Autores/as

  • Gabriel Zamian de Carvalho Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Aparecido Francisco dos Reis Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Palabras clave:

bullying, homofobia, escola

Resumen

O objetivo deste artigo é fazer uma discussão acerca da pesquisa das ocorrências de bullying relacionadas aos “palavrões” na escola Arlindo Andrade Gomes. A ideia central é verificar os tipos de palavrões mais conhecidos e utilizados por alunos com o objetivo de ofender, provocar, inferiorizar e identificar homossexuais. Para a realização da pesquisa, foram utilizados trabalho de campo, entrevistas com membros da comunidade escolar e realização de oficinas. A principal ocorrência de palavrões é através de brincadeiras entre amigos, mas implicitamente, a idéia da homofobia está presente nestas brincadeiras. O cunho homofóbico dos palavrões é identificado pelo significado destes, o qual se refere a expressões também utilizadas nas práticas de bullying. Mesmo que a utilização do termo seja para alguma brincadeira, é reproduzida a idéia da homossexualidade como algo ruim, também utilizando para este fim, palavrões que inferiorizam comportamentos dados como femininos, sendo os palavrões empregados para ofender tanto homossexuais quanto heterossexuais.

Palavras-chave: bullying. homophobia. escolar.

Biografía del autor/a

Gabriel Zamian de Carvalho, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Graduando de Ciências Sociais pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, bolsista PIBIC UFMS/CNPq

Aparecido Francisco dos Reis, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Possui graduação em ciencias sociais pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (1992), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e doutorado em Serviço Social, Trabalho e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (2001). Atualmente é adjunto IV na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência com orientações de PIBIC e mestrado, atuando na área de Sociologia, Antropologia com ênfase em diversidade sexual e sexualidade, principalmente com os seguintes temas: violência, homofobia, cultura e religião.

Publicado

2014-04-30

Cómo citar

Zamian de Carvalho, G., & Francisco dos Reis, A. (2014). Homofobia e sexualidade: a agressividade do “palavrão” como forma de manifestação do bullying no ambiente escolar. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 5(13), 194–207. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/494