Práticas docentes em ambientes virtuais de aprendizagem: o planejamento da organização didática por meio do uso da linguagem escrita

Visualizações: 614

Authors

  • Daniela Brun Menegotto Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fernando Becker UFRGS
  • Tania Beatriz Iwaszko Marques UFRGS

Abstract

Esse trabalho é parte do processo investigativo para a elaboração do relatório de tese desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Tem comoobjetivo investigar os elementos implícitos ao planejamento da organização didática das práticas docentes desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE a partir dos estudos teóricos de Zabala (1998), Behar (2009), Carline e Tarcia (2010). Para a realização da investigação foi eleito o Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Informática – Formação de Instrutores, modalidade a distância, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul ­– Campus Bento Gonçalves, como objeto empírico para a realização de um estudo de caso. O estudo possibilita fornecer subsídios para o planejamento da organização didática, que ocorre por meio do uso da linguagem escrita, das práticas docentes desenvolvidas no uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

 

Palavras-chaves: prática docente. ambiente virtual de aprendizagem. organização didática.

Author Biographies

Fernando Becker, UFRGS

Professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo.

Tania Beatriz Iwaszko Marques, UFRGS

Professora Associada de Psicologia da Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Published

2014-04-30

How to Cite

Brun Menegotto, D., Becker, F., & Marques, T. B. I. (2014). Práticas docentes em ambientes virtuais de aprendizagem: o planejamento da organização didática por meio do uso da linguagem escrita. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 5(13), 208–223. Retrieved from https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/500