Práticas docentes em ambientes virtuais de aprendizagem: o planejamento da organização didática por meio do uso da linguagem escrita
Visualizações: 614Resumen
Esse trabalho é parte do processo investigativo para a elaboração do relatório de tese desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Tem comoobjetivo investigar os elementos implícitos ao planejamento da organização didática das práticas docentes desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE a partir dos estudos teóricos de Zabala (1998), Behar (2009), Carline e Tarcia (2010). Para a realização da investigação foi eleito o Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Informática – Formação de Instrutores, modalidade a distância, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves, como objeto empírico para a realização de um estudo de caso. O estudo possibilita fornecer subsídios para o planejamento da organização didática, que ocorre por meio do uso da linguagem escrita, das práticas docentes desenvolvidas no uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
Palavras-chaves: prática docente. ambiente virtual de aprendizagem. organização didática.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.