CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NO CONTEXTO EDUCACIONAL DO IFPB/CAMPUS SOUSA
Visualizações: 560DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5088Keywords:
CTS, PIEARCTS, Interdisciplinaridade, CiênciaAbstract
A ciência vista como acima do bem ou do bom é uma crença ingênua, da mesma forma, compreender a influência da ciência/tecnologia na sociedade e vice-versa é um processo que caracteriza o campo de atuação do ensino CTS. Com essa premissa, desenvolveu-se uma atividade reflexiva interdisciplinar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB/Campus Sousa) com um grupo de alunos do curso Técnico em Agropecuária e três professores especialistas em Sociologia, Psicologia e Ciências a partir da exibição do filme Planeta dos Macacos: a origem. Ante e pós-atividade, professores e alunos foram convidados a responder as sentenças 20511 e 40421 do COCTS (Cuestionario de Opiniones sobre Ciencia, Tecnología y Sociedad) para conhecer como entendiam esta tríade. Após análise, fundamentada na visão CTS, observou-se índices atitudinais dispares entre alunos homens 0e mulheres, professores e alunos e entre os próprios alunos pré e pós-atividade.
References
AIKENHEAD, G. S. Educación Ciencia-Tecnología-Sociedad (CTS): una buena idea como quiera que se le llame. Educación Química 16 [2], abril de 2005. Disponível em: http://garritz.com/educacion_ quimica/162-aik.pdf. Acesso em: 30 de jan. de 2020.
AIKENHEAD, G. S.; RYAN, A. G.; FLEMING, R. W. VOSTS — Views on Science-Technology-Society. Canada: University of Saskatchewan, 1989.
BENNÁSSAR ROIG, A. et al. Metodología del Proyecto Iberoamericano de Evaluación de Actitudes Relacionadas con la Ciencia, la Tecnología y la Sociedad (PIEARCTS). In: ROIG, A. B. et al. Ciencia, Tecnología y Sociedad en Iberoamérica: una evaluación de la comprensión de la naturaleza de Ciencia y Tecnología. 2010.
CHRISPINO, A. Introdução aos Enfoques CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade – na Educação e no Ensino. Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura, 2017.
DASCAL, M. Three types of polemical exchanges. In: Types of polemics and types of polemical moves. 2012. Disponível em: https://www.tau.ac.il/humanities/philos/dascal/papers/pregue.htm. Acesso em: 30 de jan. de 2020.
DIAS, K. L.; SANTOS, L. O. dos; ARANHA, A. L. B. Consequências do movimento antivacina na saúde infantil. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 03, Vol. 02, p. 148-159. Março de 2019. ISSN: 2448-0959.
FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
FREIRE, P. À Sombra Desta Mangueira. 11. ed. Rio de Janeiro/RJ: Paz e Terra, 2013.
GORDILLO, M. M.; RAMÍREZ, R.A.; ÁLVAREZ, A.C.; GARCÍA, E.F.; GALBART, J.C.G.; PORTILLA, C.L.; MARCOS, M.R. Controversias Tecnocientíficas. Diez casos simulados sobre ciencia, tecnología, sociedad y valores. Colección Educación en valores. OEI (Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura). Diciembre de 2006.
GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.
HESS, D. E. Controversy in the classroom the democratic power of discussion. New York: Ed. Routledge, 2009.
LIMA, L. F. ; SANTOS, A. G. F. ; D’ESCOFFIER, L. N. ; SANTOS, T. C. ; CHRISPINO, A.. A Interdisciplinaridade em CTS: um estudo da produção científica voltada para o ensino de ciências com análise bibliométrica e de redes. REVISTA ELETRÔNICA DEBATES EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, v. 8, p. 20-54, 2018.
MELO, T. B.; ALBUQUERQUE, M. B.; CHRISPINO, A.. Controvérsias e CTS: analisando os textos da produção científica em Ensino CTS no Brasil. INDAGATIO DIDACTICA, v. 11, p. 253-265, 2019.
REIS, P. Controvérsias Sócio-Científicas: discutir ou não discutir? Percursos de aprendizagem na disciplina de Ciências da Terra e da Vida (Tese de Doutorado). Lisboa: Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 2004.
REIS, P. Da discussão à ação sociopolítica sobre controvérsias sociocientíficas: uma questão de cidadania. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, 3(1), 1-10, 2013.
REIS, P. A educação em direitos humanos através da discussão e ação sociopolítica sobre controvérsias sociocientíficas e socioambientais. In: OLIVEIRA, R. D. V. L.; QUEIROZ, G. R. P. C. (Coord.). Tecendo diálogos sobre direitos humanos na educação em ciências (p. 305-318). São Paulo: Livraria da Física, 2016.
REIS, P. Ciência e Controvérsia. Editorial. REU, Sorocaba, v. 35, n.2, p. 09-15, 2009. Disponível em https://www.academia.edu/980354/CIÊNCIA_E_CONTROVÉRSIA. Acesso em: 30 de jan. de 2020.
SANTOS FILHO, J. C. Pesquisa quantitativa versus pesquisa qualitativa: o desafio paradigmático. In: SANTOS FILHO, José Camilo; GAMBOA, Sílvio Sanchez (Org.). Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. São Paulo: Cortez, 1995.
SILVEIRA, A. P. de C. ; SANTOS, T. C. ; Chrispino, A. uma análise do conceito de interdisciplinaridade no ensino CTS brasileiro. REVISTA EDUCAÇÃO E FRONTEIRAS ON-LINE, v. 9, p. 166-182, 2019.
VÀZQUEZ A., Á. ; MANASSERO M., M. A.; PORRO, S.; VALLÉS R., C. ; CHRISPINO, A.; MACIEL, M. D. ; SEPINI, R. P. Investigaciones cooperativas iberoamericanas sobre Ciencia-Tecnología-Sociedad. Dos proyectos ejemplares sobre evaluación y enseñanza de temas concretos de ciencia-tecnología-sociedad. Revista Iberoamericana de Educación (Impresa), v. 61, p. 77-95, 2013.
VÀZQUEZ A., Á.; MACIEL, M. D. ; CHRISPINO, A. ; MANASSERO M., M. A.. A Compreensão dos temas de Ciência, Tecnologia e Sociedade no Brasil: análise comparativa com outros países do PIEARCTS. In: SANTOS, W. L. P. dos; AULER, D. (Org.). CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. 1ed.Brasilia: Editora Universidade de Brasília, 2011, v. 1, p. 211-240.
VÀZQUEZ, Á.; MANASSERO, M. A.; ACEVEDO, J, A, E ACEVEDO-ROMERO, P.; Consenso Sobre a Natureza da Ciência: a ciência e a tecnologia na sociedade. Química Nova na Escola, nº 27, fevereiro 2008. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc27/07-ibero-6.pdf. Acesso em: 30 de jan. de 2020.
VÀZQUEZ-ALONSO, A.; MACIEL, M. D.; CHRISPINO, A.; MANASSERO, M. A. A compreensão dos temas de ciência, tecnologia e sociedade no Brasil: análise comparativa com outros países do PIEARCTS. In: WILDSON, L. P. dos S.; AULER, D. (Org.). CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. 1 ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, v. 1, p. 211-240, 2011.
WAZECK, M. Marginalization processes in science: the controversy about the theory of relativity in the 1920s. Social Studies of Science, 43(2), 163-190, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.