O apoio ao docente iniciante: experiências e pesquisas relatadas no “congreso internacional del profesorado principiante e inserción profesional a la docencia” - 2008, 2010 e 2012
Visualizações: 530Abstract
Oiníciode qualquer carreiraé,comumente,umafasedetensõeseaprendizagensintensivas.Noâmbitodomagistério,essaetapatem despertado a atenção de pesquisadores cujos estudos têm mostrado as dificuldadesenfrentadaspelosprofessoresinicianteseaimportânciadoapoioaessesprofissionais,nessafaseespecialdacarreira.Oobjetodopresenteestudosãoaspesquisas e experiênciasdeapoioaoprofessoriniciante.Apresentaumbalançodostrabalhoscomfoconessetemaapresentadosnastrêsediçõesdo Congreso Internacional del Profesorado Principiante e Inserción Profesional a la Docencia (2008,2010e2012).Dos451trabalhosinscritos,80foramselecionadosemapeadossegundoospaíseseinstituiçõesdeprocedênciadosautores,ocontextonoqualaquestãofoiestudada(EducaçãoBásica,Superior,emdisciplinasespecíficasetc),asprincipaismodalidadeseaçõesdeapoio,osêxitoseasdificuldades.
Palavras-chave:professoriniciante.inserçãoprofissional.iniciaçãoàdocência.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.