Políticas de formação de professores: formação inicial
Visualizações: 640Abstract
Neste ensaio discutimos as políticas de formação inicial de professores no contexto atual, em especial os rebatimentos destas em Mato Grosso do Sul. Apresentamos dados das licenciaturas no referido Estado, obtidos no Cadastro da Educação Superior (e-mec) e analisamos a expansão quantitativa do ensino superior, bem como trazemos a prevalência do ensino privado sobre o público, característica da realidade do território nacional. As licenciaturas são cursos menos onerosos, que em geral podem ser oferecidos em período noturno, facultando ao estudante trabalhar e estudar. Para destacar a materialidade das políticas de formação inicial, discutimos algumas questões pertinentes à formação de professores e nos aproximamos da realidade de uma instituição de ensino superior pública de Mato Grosso do Sul. Por último, trazemos à tona alguns desafios para docentes e discentes em cursos de formação inicial de professores, visto que demanda cada vez mais a qualificação positiva de professores para atuação na educação básica do país.
Palavras-chave: formação inicial. Licenciaturas. políticas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.